Rádio na escola via web
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente estudo visa divulgar e esclarecer dúvidas referentes ao processo desde a implantação à postagem de programas de rádio de escolas na web, incluindo o processo pedagógico envolvido e as consequências observadas na comunidade escolar. E, para levar este projeto para a escola Santa Rita de Cássia tendo um respaldo tanto teórico quanto prático. O rádio na web como um processo educomunicativo tem o seu uso no espaço escolar, como uma forma de desenvolver o potencial dos alunos, socializar ...
O presente estudo visa divulgar e esclarecer dúvidas referentes ao processo desde a implantação à postagem de programas de rádio de escolas na web, incluindo o processo pedagógico envolvido e as consequências observadas na comunidade escolar. E, para levar este projeto para a escola Santa Rita de Cássia tendo um respaldo tanto teórico quanto prático. O rádio na web como um processo educomunicativo tem o seu uso no espaço escolar, como uma forma de desenvolver o potencial dos alunos, socializar o que esta sendo feito e o que acontece neste lugar educativo, e ter um retorno através de sua divulgação, com a interação dos internautas, num processo de trocas.Durante o semestre foi feito um levantamento na internet de rádios de escolas no Brasil, com programas postados neste ambiente, através de blogs de escolas, sites como o portal do professor do MEC, das Secretarias de Educação e do podomatic (site de postagens de podcasts) e outros similares. Durante o processo houve um recorte, focando na Região Sul, para uma análise mais criteriosa, e por significação e pertencimento da autora. Conjuntamente um estudo bibliográfico sobre o tema, desde o conceito e histórico do rádio educativo; o rádio e a educação na web; softwares utilizados para a implantação deste projeto; e por último, o papel do rádio web nas escolas. Através de ligações telefônicas e por email foi entrado em contato com os coordenadores do projeto de duas escolas, a fim de esclarecer aspectos quanto ao funcionamento e ao desenvolvimento observado dos alunos e comunidades envolvidas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License