Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo

View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica de inserção das tecnologias nas aulas de ciências para alunos de 6º e 7º ano de uma escola estadual de ensino fundamental do município de Porto Alegre. Para a realização dessa pesquisa buscou-se, primeiramente, material para compor o referencial bibliográfico. Com muito zelo, foram realizadas leitura e seleção do material que poderia subsidiar essa pesquisa. O caminho para a direção do estudo foi definido ...
Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica de inserção das tecnologias nas aulas de ciências para alunos de 6º e 7º ano de uma escola estadual de ensino fundamental do município de Porto Alegre. Para a realização dessa pesquisa buscou-se, primeiramente, material para compor o referencial bibliográfico. Com muito zelo, foram realizadas leitura e seleção do material que poderia subsidiar essa pesquisa. O caminho para a direção do estudo foi definido através da pesquisa qualitativa tipo de pesquisa que salienta a não relevância com regras estatísticas, trabalhando com descrições, comparações e interpretações. Para esta pesquisa, a autora, que é também professora de Ciências, elaborou e aplicou uma proposta de planejamento com a inserção das tecnologias como instrumentos facilitadores das atividades cognitivas durante as aulas de ciências com as turmas de 6º e 7º ano de uma escola estadual. Durante esse trabalho foram apresentados aos alunos diferentes programas de informática que passaram a fazer parte da dinâmica das aulas. Durante a pesquisa buscamos referenciais teóricos que nos indicaram o caminho para cada um dos momentos. O trabalho contou com pesquisa, oficinas práticas as quais contaram com a inclusão digital. Foi também criada durante esse trabalho uma página para compartilhamento online das produções de trabalhos dos alunos participantes dessa pesquisa. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1943)
This item is licensed under a Creative Commons License
