Rádio escolar : recreio sintonizado
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação que teve como principal objetivo examinar o real sentido de trabalhar Rádio na Escola e sua verdadeira importância no fazer pedagógico e também na organização do trabalho coletivo dos educadores. A pesquisa deu-se em uma escola municipal de ensino fundamental do município de São Leopoldo. Os aportes teóricos que deram sustentação ao estudo são do campo da educação e comunicação e abordam o assunto Rádio, suas concepções, história e ...
O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação que teve como principal objetivo examinar o real sentido de trabalhar Rádio na Escola e sua verdadeira importância no fazer pedagógico e também na organização do trabalho coletivo dos educadores. A pesquisa deu-se em uma escola municipal de ensino fundamental do município de São Leopoldo. Os aportes teóricos que deram sustentação ao estudo são do campo da educação e comunicação e abordam o assunto Rádio, suas concepções, história e tendências. O material de pesquisa examinado é constituído por entrevistas desenvolvidas com professores, bem como documentos escolares. Esse estudo apontou para alguns elementos importantes, sobre o Rádio, como por exemplo, a visão de por parte do corpo docente, ainda é carente de compreensão, tanto teórica quanto prática, caracterizando assim, uma prática apenas para cumprir normas, regras exigidas pelas instituições. ...
Abstract
This paper presents the results of an investigation that aimed to examine the real sense of working Radio School and its true importance in pedagogical practice and also in the organization of collective work of educators. The research took place in a public school elementary school in São Leopoldo. The theoretical framework that supported the study are from the field of education and communication and Radio covered the subject, his views, history and trends. The research material examined cons ...
This paper presents the results of an investigation that aimed to examine the real sense of working Radio School and its true importance in pedagogical practice and also in the organization of collective work of educators. The research took place in a public school elementary school in São Leopoldo. The theoretical framework that supported the study are from the field of education and communication and Radio covered the subject, his views, history and trends. The research material examined consists of interviews carried out with teachers and school documents. This study pointed to some important elements on the Radio, for example the view from the faculty, is still lacking understanding, both theorecal and practical, thus characterizing a practice only, rules required by institutions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License