O blog como recurso de apoio ao processo de ensino e aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho propôs verificar se o uso do blog como recurso pedagógico é capaz de contribuir no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. As TICs têm sido largamente utilizadas pelos jovens no seu dia a dia como meio de diversão, divulgação de opiniões, interação e troca de informações. Apresentar estes recursos com foco na aquisição de conhecimento é um desafio para todo educador que deseja estar em conexão com o mundo virtual e real de seus alunos. O uso do blog como um recurso pe ...
Este trabalho propôs verificar se o uso do blog como recurso pedagógico é capaz de contribuir no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. As TICs têm sido largamente utilizadas pelos jovens no seu dia a dia como meio de diversão, divulgação de opiniões, interação e troca de informações. Apresentar estes recursos com foco na aquisição de conhecimento é um desafio para todo educador que deseja estar em conexão com o mundo virtual e real de seus alunos. O uso do blog como um recurso pedagógico potencializa o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo competências necessárias à sociedade atual. A introdução apresenta um breve estudo sobre as tecnologias. Na revisão de literatura é discutido o que é blog educacional, habilidades, cooperação e colaboração, o desenvolvimento de competências, o sujeito e o conhecimento e a aquisição de uma segunda língua. Na sequencia é apresentada a metodologia adotada que consistiu em construir um blog para que os alunos do Ensino Fundamental pudessem publicar suas produções, interagir com seus pares e trabalhar de forma cooperativo-colaborativa, visando à aprendizagem da Língua Inglesa, autonomia dos aprendizes e construção de conhecimentos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o blog e um questionário. Através dos blogs os alunos publicaram suas produções e fizeram comentários. No final é apresentada a conclusão de que o recurso digital, o blog, tem potencial para promover a interação entre os sujeitos, o trabalho cooperativo/colaborativo e desenvolver competências comunicacionais, aprimorando a escrita e argumentação dos aprendizes no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. ...
Abstract
This work proposes to verify if the use of blog as a teaching resource can contribute to the teaching and learning process of the English language. The TICs have been widely used by Youngers in their daily routine as a mean of entertainment, dissemination of opinion, interaction and exchanging information. To present this resource with the focus in the knowledge acquisition is a challenge for all educators who want to be connected with the virtual and real world of his students. The use of blog ...
This work proposes to verify if the use of blog as a teaching resource can contribute to the teaching and learning process of the English language. The TICs have been widely used by Youngers in their daily routine as a mean of entertainment, dissemination of opinion, interaction and exchanging information. To present this resource with the focus in the knowledge acquisition is a challenge for all educators who want to be connected with the virtual and real world of his students. The use of blog as a pedagogical resource empowers the teaching and learning process, developing the necessary competences for the current society. The introduction presents a brief study about technologies. In the literature review there is a discussion on what educational blog is, collaborative and cooperative work, competences development, the subject and knowledge, and the second language acquisition. In sequence is presented the adopted methodology which consisted in the construction of a blog for the students of basic education publish their works, interact with their peers and work in a collaborative/cooperative way aimed at learning the English language, the autonomy of apprentices and the building of knowledge. The instrument used for the data collection was the blog and the questionnaire. Through the blogs the students published their works and made comments. At the end it is presented the conclusion that the digital resource, the blog, has the potential for the knowledge acquisition, promote the interaction among people, collaborative/cooperative work and develop communicative competences, improving writing and argumentation of the apprentices in the teaching/learning of English language. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License