Pensando no infinito para entender cálculo : uma visão de professores sobre a introdução ao cálculo no Ensino Médio
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho apresenta a identificação e a analise de alguns fatores que geram dificuldades de aprendizagem dos conceitos de função, continuidade e infinito, presentes nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. Relacionam-se a essas dificuldades às fragilidades presentes no ensino médio e busca-se uma reconstrução histórica destes conceitos, visando à constituição de uma proposta de ensino que auxilie os alunos a compreenderem concepções tão abstratas, complementando, dessa forma, o at ...
Este trabalho apresenta a identificação e a analise de alguns fatores que geram dificuldades de aprendizagem dos conceitos de função, continuidade e infinito, presentes nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. Relacionam-se a essas dificuldades às fragilidades presentes no ensino médio e busca-se uma reconstrução histórica destes conceitos, visando à constituição de uma proposta de ensino que auxilie os alunos a compreenderem concepções tão abstratas, complementando, dessa forma, o atual ensino de funções. Com o objetivo de verificar a aceitação e viabilidade dessa prática, realizam-se entrevistas com três professores, dois do ensino médio e um do ensino superior. Assim, a análise final, centrada nas possibilidades de abordagem no ensino médio de conceitos básicos para a aprendizagem do cálculo diferencial e integral, articula as respostas dos professores ao referencial teórico pesquisado. ...
Abstract
In this work is proposed the identification and analysis of some factors that generate learning difficulties of function concepts, continuity and infinite, present in the disciplines of differential and integral calculus. Related to this difficulties have the weaknesses present in the high school and by looking up for a historical reconstruction of these concepts, in order to constitute a teaching proposal that can be applied to provide subsidies that help students understand these concepts so ...
In this work is proposed the identification and analysis of some factors that generate learning difficulties of function concepts, continuity and infinite, present in the disciplines of differential and integral calculus. Related to this difficulties have the weaknesses present in the high school and by looking up for a historical reconstruction of these concepts, in order to constitute a teaching proposal that can be applied to provide subsidies that help students understand these concepts so abstract, complementing the actual teaching of function. With the proposal of verify the acceptation and viability of this practice, we perform interviews with three professors, two of them work in high school, and the other in college. Then, the final analysis, focused in the possibilities of approach in high school, basics concepts for the differential and integral calculus learning, articulates the teacher answers with the researched theoretical referential. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (405)
Este item está licenciado na Creative Commons License