O ensino de expressões numéricas com calculadora e planilha
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma uma prática de ensino, aplicada para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, que envolve a utilização da calculadora e da planilha eletrônica num ambiente investigativo pode contribuir para o aprendizado de conceitos envolvendo as quatro operações referentes a expressões numéricas. Entre alguns desses conceitos, se destacam a hierarquização da realização das quatro operações, com ou sem a utilização dos parênteses, e as propriedades ...
Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma uma prática de ensino, aplicada para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, que envolve a utilização da calculadora e da planilha eletrônica num ambiente investigativo pode contribuir para o aprendizado de conceitos envolvendo as quatro operações referentes a expressões numéricas. Entre alguns desses conceitos, se destacam a hierarquização da realização das quatro operações, com ou sem a utilização dos parênteses, e as propriedades de cada uma delas – algumas dessas são abordadas intuitivamente. O trabalho é organizado conforme os princípios da teoria da Engenharia Didática para que os conhecimentos que os alunos possuem antes e durante a realização das atividades possam ser comparados entre si. Suas funções cognitivas em relação aos conceitos propostos são analisadas conforme a teoria dos Registros de Representações Semióticas, de Raymond Duval. Pôde se observar nesta pesquisa que a utilização em sala de aula da calculadora e da planilha eletrônica num ambiente investigativo contribuiu para o aprendizado de expressões numéricas dos alunos que participaram da prática, principalmente no que se diz respeito à ordem em que as operações são efetuadas. Além disso, eles mostraram-se mais interessados em participar das aulas onde era solicitado utilizar esses dois recursos para a realização das atividades do que participar de uma aula onde envolvia uma metodologia de ensino considerada tradicional. Alguns deles mostrarem-se também arraigados a conceitos aritméticos aprendidos nas séries iniciais, o que pode dificultar a transição entre esses conceitos para os algébricos. ...
Abstract
This work aims to investigate how teaching practice, applied to a class of seventh grade of elementary school, which involves the use of calculators and spreadsheet in investigative environment can contribute to the learning of concepts involving the four operations for a numeric expressions. Among some of these concepts, we highlight the hierarchy of performing the four operations, using parentheses or not, and properties of each of them – some of these properties are discussed intuitively. Th ...
This work aims to investigate how teaching practice, applied to a class of seventh grade of elementary school, which involves the use of calculators and spreadsheet in investigative environment can contribute to the learning of concepts involving the four operations for a numeric expressions. Among some of these concepts, we highlight the hierarchy of performing the four operations, using parentheses or not, and properties of each of them – some of these properties are discussed intuitively. The work is organized according to the principles of the theory of Didactic Engineering for the knowledge that students have before and during implementation of the activities can be compared. His cognitive functions in relation to the proposed concepts are analyzed according to the theory of Representation Semiotic Registers, Raymond Duval. Could be observed in this study that the use of calculator and spreadsheet in the investigative environment classroom contributed to the learning of numerical expressions of the students who participated in the practice, particularly in regard to the order in which operations are performed. Moreover, they seemed more interested in joining classes which was asked to use these two resources to perform the activities than to join a class which involved a teaching methodology considered traditional. Some of them seemed also attached to arithmetic concepts learned in the early grades, which can complicate the transition between these concepts to algebraic. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License