O Qualis periódicos na percepção dos programas de pós-graduação
dc.contributor.advisor | Rocha Neto, Ivan | pt_BR |
dc.contributor.author | Maciel, Maria Goretti de Lacerda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-04-01T01:52:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/90076 | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação da qualidade das publicações resultantes dos programas de pós-graduação por meio do sistema Qualis, em especial os artigos de periódicos, tem sido alvo de críticas positivas e negativas, abrindo espaço para uma revisão e aperfeiçoamento, inclusive considerando que sua implantação teve início apenas em 1998. Os resultados das buscas em distintas bases de informação científica mostram que o tema do sistema Qualis da Capes tem atraído a atenção da academia do país e que não há consensos em relação nem à metodologia de classificação, tampouco aos pesos conferidos para a avaliação dos programas de pós-graduação. Mostram também que o tema carece de uma revisão crítica, do ponto de vista dos coordenadores de programas de pós-graduação, objeto desta dissertação. Esta pesquisa foi desenvolvida mediante consulta por via eletrônica para a coleta de informações endereçada aos coordenadores de programas de pós-graduação, organizados por área de conhecimento. Além disso, foi feita pesquisa documental por grande área para identificação de procedimentos e critérios adotados pelas comissões de área da Capes. Os programas de pós-graduação brasileiros recomendados pela Capes estão buscando uma maior qualidade nos seus cursos de mestrado e doutorado, o que necessariamente implica ampliar as suas formas de comunicações científicas. Para alguns pesquisadores, o sistema é uma classificação indireta, já que não avalia a qualidade das pesquisas ou dos artigos produzidos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The evaluation of quality of publications resulting from graduate programs through the Capes Qualis system, in particular those journal articles has been criticized both positive and negative, making room for a review and improvement, The results of searches on different bases of scientific information showed that the theme of Qualis system of Capes has attracted the attention of the academy of country and that there are no consensus with respect to the ranking methodology nor concerning the weights given to evaluation of graduate programs. Also the system lacks a critical review from the point of view of coordinators of graduate programs, o7bject of this dissertation. This survey was developed by electronic consultation to graduate coordinators, organized by area of expertise. It has been searches by major field research for identifying procedures and criteria adopted by the committees of areas. The Brazilian graduate programs, recommended by Capes are seeking a higher quality in their master's and doctoral courses, which necessarily implies broaden their scientific communications forms. To some researchers the system is an indirect rating, since does not evaluate the qualities of surveys or articles produced. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Qualis | en |
dc.subject | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.subject | Sistema Qualis | pt_BR |
dc.subject | Capes system | en |
dc.subject | Periódicos científicos : Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Periodic assessment | en |
dc.subject | Cientometria | pt_BR |
dc.subject | Science-metrics | en |
dc.subject | Programa de Pós-Graduação | pt_BR |
dc.title | O Qualis periódicos na percepção dos programas de pós-graduação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000914423 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Multidisciplinary (2563)