Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Objetiva-se, com este estudo, analisar os usos e funções que a literatura assume nas práticas pedagógicas para o ensino bilíngue de alunos surdos. Ainda, pretende-se investigar como o ato de contar e recontar histórias contribui para a construção de significados pelos alunos e desenvolvimento de suas narrativas. Essa temática justifica-se pelas potencialidades do uso da literatura no âmbito da produção cultural, aquisição da língua brasileira de sinais (Libras) e da escrita do português. Trata- ...
Objetiva-se, com este estudo, analisar os usos e funções que a literatura assume nas práticas pedagógicas para o ensino bilíngue de alunos surdos. Ainda, pretende-se investigar como o ato de contar e recontar histórias contribui para a construção de significados pelos alunos e desenvolvimento de suas narrativas. Essa temática justifica-se pelas potencialidades do uso da literatura no âmbito da produção cultural, aquisição da língua brasileira de sinais (Libras) e da escrita do português. Trata-se de uma pesquisa documental, envolvendo a análise de narrativas em Libras, produzidas pelos alunos de uma turma de terceiro ano do primeiro ciclo, de uma escola municipal em Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, no primeiro semestre de 2013, e através do Diário de Classe. Fundamentado na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos, este estudo inspira-se em Skliar (1998), Karnopp (2004), Fernandes (1998) e Pereira (2005). Após a análise do material coletado, foram elencados três eixos analíticos: leitura de imagens; construção da narrativa pelo aluno; e articulações entre os saberes, envolvendo as tessituras de conhecimentos e a interdisciplinaridade. A partir dessa investigação, é possível depreender que a literatura, enquanto prática cultural utilizada como proposta de ensino escolar, possui múltiplos usos e funções e contribui significativamente para a aquisição da leitura e da escrita do aluno surdo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License