Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textos
Fecha
2013Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente estudo objetiva analisar os efeitos de proposições e intervenções didáticas docentes nas produções textuais escolares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este fim, foram realizadas duas propostas de escrita de textos e uma proposta de reescrita com alunos de 5° ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos produziram textos sem qualquer intervenção docente; no segundo, enquanto os alunos escreviam, a professora pesquisadora acompanh ...
O presente estudo objetiva analisar os efeitos de proposições e intervenções didáticas docentes nas produções textuais escolares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este fim, foram realizadas duas propostas de escrita de textos e uma proposta de reescrita com alunos de 5° ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos produziram textos sem qualquer intervenção docente; no segundo, enquanto os alunos escreviam, a professora pesquisadora acompanhou as produções em andamento, fazendo perguntas e comentários; no terceiro encontro, os alunos reescreveram os textos produzidos no encontro anterior, com base em apontamentos neles realizados relativos à: coesão, coerência, ortografia, pontuação. As intervenções realizadas, bem como as posteriores análises dos seus efeitos, partiram de estudos sobre a produção textual infantil (DALLA ZEN, 2010; GERALDI, 1991; CAGLIARI, 2010), sobre o ensino da ortografia e da pontuação (MORAIS, 2009) e sobre coesão e coerência em textos infantis (PINHEIRO, 2012). As análises tiveram como foco o desempenho dos alunos nas três propostas realizadas. Os resultados indicam que intervenções didáticas que levam os alunos a reflexões metalinguísticas contribuem significativamente para o aprimoramento dos seus textos. Também apontam para o fato de que a motivação para a escrita é um fator de grande relevância nesse processo. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License