Experiências no curso de pedagogia : de que formação estamos falando?
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente pesquisa propõe-se a aprofundar os estudos sobre a construção da identidade docente do licenciando em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da leitura de relatórios e documentos referentes ao período de prática pedagógica realizados durante o curso, foram analisados os discursos de alunas que se encontram em fase de conclusão de curso. Proporcionando momentos de reflexão sobre suas trajetórias acadêmicas, as participantes foram incentivadas a retoma ...
A presente pesquisa propõe-se a aprofundar os estudos sobre a construção da identidade docente do licenciando em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da leitura de relatórios e documentos referentes ao período de prática pedagógica realizados durante o curso, foram analisados os discursos de alunas que se encontram em fase de conclusão de curso. Proporcionando momentos de reflexão sobre suas trajetórias acadêmicas, as participantes foram incentivadas a retomar a leitura dos seus relatos de prática e, por meio de entrevistas, expor suas percepções. Com embasamento nos estudos de Pimenta e Tardif sobre o professor reflexivo, esta investigação objetivou aprofundar os estudos sobre os conhecimentos construídos no curso de Pedagogia e sua relação com outras experiências educacionais dos licenciandos para a formação da sua identidade docente. Pretendeu, também, compreender como os alunos veem sua trajetória até a construção de um “ser professor” e verificar se é possível identificar um momento do curso considerado marcante para a formação da identidade docente dos alunos. A partir dos dados analisados, foi possível perceber que os estudos realizados no curso, as experiências práticas vivenciadas e proporcionadas pelo currículo, a busca pessoal por conhecimentos específicos sobre suas área de interesse e a prática pedagógica em escolas, são fatores fundamentais para a formação da identidade docente e do licenciando em Pedagogia da UFRGS. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License