Experiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RS
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo foi resultado do trabalho de conclusão do curso de Especialização Educação Integral Integrada da Escola Contemporânea da UFRGS e apresenta uma pesquisa que visou refletir sobre a “Gestão Escolar do Programa Mais Educação”. O objetivo central foi investigar as práticas de gestão de uma escola estadual, no município de Alvorada/RS, verificando quais os aspectos que contribuem para que o Programa Mais Educação se efetive e cumpra seus objetivos. Configurou-se como um estudo de caso e a ...
Este artigo foi resultado do trabalho de conclusão do curso de Especialização Educação Integral Integrada da Escola Contemporânea da UFRGS e apresenta uma pesquisa que visou refletir sobre a “Gestão Escolar do Programa Mais Educação”. O objetivo central foi investigar as práticas de gestão de uma escola estadual, no município de Alvorada/RS, verificando quais os aspectos que contribuem para que o Programa Mais Educação se efetive e cumpra seus objetivos. Configurou-se como um estudo de caso e a metodologia utilizada foi qualitativa. Foi realizada uma releitura do referencial teórico e documentos oficiais do MEC referentes ao Programa Mais Educação e a coleta de dados se efetivou através de três entrevistas com uma diretora, uma coordenadora do Programa Mais Educação e uma supervisora. O conteúdo empírico resultante das entrevistas foi dividido em categorias e a suas análises procuraram compreender os seus significados à luz do referencial teórico, enfocando o objetivo e problema de pesquisa resultando em conclusões a cerca do assunto, procurando responder ao problema proposto na pesquisa. Através do estudo foi possível perceber que as ações da gestão que contribuíram para o Programa Mais Educação acontecer e cumprir seus objetivos foram: a iniciativa de revisão do PPP, a seleção dos monitores (pessoas da comunidade), a observação do lúdico nos planejamento, as trocas de oficinas visando melhor adequação aos interesses das crianças, ingresso das crianças e dos jovens, a organização dos tempos e dos espaços e orientações do programa para professores e pais, conversas individuais com crianças e pais de esclarecimentos e combinações e relatos sobre o Programa nas reuniões pedagógicas de 15 em 15 dias. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License