Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação
Fecha
2013Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
O presente artigo aborda como temática a Educação Integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação, tendo como objetivo principal investigar o que eles entendem por violência e como lidam com ela no âmbito do programa. Trata-se de uma pesquisa básica, explicativa, de natureza qualitativa, desenvolvida através de entrevistas com monitores do Programa Mais Educação. Apresenta-se como problema de pesquisa investigar quais são as percepções dos monitores sobre as s ...
O presente artigo aborda como temática a Educação Integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação, tendo como objetivo principal investigar o que eles entendem por violência e como lidam com ela no âmbito do programa. Trata-se de uma pesquisa básica, explicativa, de natureza qualitativa, desenvolvida através de entrevistas com monitores do Programa Mais Educação. Apresenta-se como problema de pesquisa investigar quais são as percepções dos monitores sobre as situações de violência no dia a dia da educação integral. Os principais autores que embasam o conceito de violência são Faleiros & Faleiros e Abramovay. Nesse contexto teórico analisamos as representações obtidas através de entrevistas, observando que as vivências culturais vividas por cada monitor interferem na leitura que cada um faz frente às situações apresentadas. Depois de analisadas as entrevistas, fica evidente que violência é uma variável que varia de pessoa para pessoa. Isso ocorre porque as vivências de cada uma, somadas à sua cultura, fazem com que a concepção de violência seja diferente para cada sujeito. Muitos veem na violência uma forma distinta de educar um indivíduo. Por isso é essencial acompanhamento e formação dos agentes sociais para atuar no âmbito escolar. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1949)
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