Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil

View/ Open
Date
2003Author
Type
Title alternative
Beliefs of physical education teaching staff of public schools in Porto Alegre, Brazil
Creencias del profesorado de educación física de las escuelas públicas de Porto Alegre – RS/Brasil
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo examinou as crenças docentes de 20 Professores de Educação Física das escolas públicas de ensino básico em Porto Alegre – RS, Brasil. As decisões metodológicas foram de natureza, predominantemente, etnográfica. Realizei observações desses professores no cotidiano das escolas, entrevistas semi-estruturadas e registrei minhas impressões e eventos significativos em um diário de campo. As crenças docentes revelaram-se elementos expressivos da cultura docente dos professores de Edu ...
O presente estudo examinou as crenças docentes de 20 Professores de Educação Física das escolas públicas de ensino básico em Porto Alegre – RS, Brasil. As decisões metodológicas foram de natureza, predominantemente, etnográfica. Realizei observações desses professores no cotidiano das escolas, entrevistas semi-estruturadas e registrei minhas impressões e eventos significativos em um diário de campo. As crenças docentes revelaram-se elementos expressivos da cultura docente dos professores de Educação Física. Elas dão visibilidade ao pensamento dos docentes sobre sua ação na escola, aparecem como estratégias de sobrevivência no ambiente escolar e oferecem aos professores a possibilidade de ampliar sua autonomia relativa no exercício de seu trabalho. Facilitar que os professores de educação física reflitam sobre suas crenças docentes pode contribuir para a discussão de formação profissional. ...
Resumen
El estudio examina las creencias de docentes de 20 Profesores de Educación Física de las escuelas públicas de Porto Alegre – RS, Brasil. Las decisiones metodológicas fueron de naturaleza, predominantemente, etnográfica. Hice observaciones de estos profesores en el cotidiano de las escuelas, entrevista semi-estructuradas e he registrado mis impresiones y eventos significativos en un diario de campo. Las creencias docentes han mostrado elementos expresivos de la cultura docente de los profesores ...
El estudio examina las creencias de docentes de 20 Profesores de Educación Física de las escuelas públicas de Porto Alegre – RS, Brasil. Las decisiones metodológicas fueron de naturaleza, predominantemente, etnográfica. Hice observaciones de estos profesores en el cotidiano de las escuelas, entrevista semi-estructuradas e he registrado mis impresiones y eventos significativos en un diario de campo. Las creencias docentes han mostrado elementos expresivos de la cultura docente de los profesores de educación física. Ellas dan visibilidad al pensamiento de los docentes sobre su acción en la escuela, se muestran como estrategias para sobrevivir en el ambiente escolar e ofrecen a los profesores la posibilidad de ampliar su autonomía relativa en ejercicio de su trabajo. Facilitar que los profesores de educación física hagan reflexiones sobre sus creencias docentes puede contribuir para la discusión de su formación profesional. ...
Abstract
The present study examined the teaching beliefs of 20 physical education teachers of public schools in Porto Alegre, Brazil. The nature of the present study was qualitative and, predominantly, etnographic. The author observed teachers in their day-to-day at school, carried out semistructured interviews, and registered his impressions and significant events on a field diary. Teaching beliefs appeared as significant elements of the teaching culture of physical education teachers. Teaching beliefs ...
The present study examined the teaching beliefs of 20 physical education teachers of public schools in Porto Alegre, Brazil. The nature of the present study was qualitative and, predominantly, etnographic. The author observed teachers in their day-to-day at school, carried out semistructured interviews, and registered his impressions and significant events on a field diary. Teaching beliefs appeared as significant elements of the teaching culture of physical education teachers. Teaching beliefs are a window to the thoughts of teachers on their role in school, appear as strategies for survival in the school environment, and enable teachers to extend their relative autonomy in the exercise of their work. Helping physical education teachers reflect on their teaching beliefs may contribute to the discussion on their academic education. ...
In
Movimento. Porto Alegre. Vol. 9,n. 1 (jan./abr. 2003), p. 145-169
Source
National
Collections
-
Journal Articles (42018)Health Sciences (11351)
This item is licensed under a Creative Commons License
