Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.date.accessioned2014-01-22T01:53:45Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/86384pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo examinou as crenças docentes de 20 Professores de Educação Física das escolas públicas de ensino básico em Porto Alegre – RS, Brasil. As decisões metodológicas foram de natureza, predominantemente, etnográfica. Realizei observações desses professores no cotidiano das escolas, entrevistas semi-estruturadas e registrei minhas impressões e eventos significativos em um diário de campo. As crenças docentes revelaram-se elementos expressivos da cultura docente dos professores de Educação Física. Elas dão visibilidade ao pensamento dos docentes sobre sua ação na escola, aparecem como estratégias de sobrevivência no ambiente escolar e oferecem aos professores a possibilidade de ampliar sua autonomia relativa no exercício de seu trabalho. Facilitar que os professores de educação física reflitam sobre suas crenças docentes pode contribuir para a discussão de formação profissional.pt_BR
dc.description.abstractEl estudio examina las creencias de docentes de 20 Profesores de Educación Física de las escuelas públicas de Porto Alegre – RS, Brasil. Las decisiones metodológicas fueron de naturaleza, predominantemente, etnográfica. Hice observaciones de estos profesores en el cotidiano de las escuelas, entrevista semi-estructuradas e he registrado mis impresiones y eventos significativos en un diario de campo. Las creencias docentes han mostrado elementos expresivos de la cultura docente de los profesores de educación física. Ellas dan visibilidad al pensamiento de los docentes sobre su acción en la escuela, se muestran como estrategias para sobrevivir en el ambiente escolar e ofrecen a los profesores la posibilidad de ampliar su autonomía relativa en ejercicio de su trabajo. Facilitar que los profesores de educación física hagan reflexiones sobre sus creencias docentes puede contribuir para la discusión de su formación profesional.es
dc.description.abstractThe present study examined the teaching beliefs of 20 physical education teachers of public schools in Porto Alegre, Brazil. The nature of the present study was qualitative and, predominantly, etnographic. The author observed teachers in their day-to-day at school, carried out semistructured interviews, and registered his impressions and significant events on a field diary. Teaching beliefs appeared as significant elements of the teaching culture of physical education teachers. Teaching beliefs are a window to the thoughts of teachers on their role in school, appear as strategies for survival in the school environment, and enable teachers to extend their relative autonomy in the exercise of their work. Helping physical education teachers reflect on their teaching beliefs may contribute to the discussion on their academic education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Porto Alegre. Vol. 9,n. 1 (jan./abr. 2003), p. 145-169pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher’s worken
dc.subjectEducação física e treinamentopt_BR
dc.subjectTraining of teachersen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectWork of the teacher of physical education.en
dc.subjectTrabajo docentees
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectTrabajo del profesor de educación físicaes
dc.titleCrenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasilpt_BR
dc.title.alternativeBeliefs of physical education teaching staff of public schools in Porto Alegre, Brazil en
dc.title.alternativeCreencias del profesorado de educación física de las escuelas públicas de Porto Alegre – RS/Brasil es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000382577pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples