Gerenciamento da cadeia de suprimentos : análise dos fatores críticos de sucesso nas relações da empresa Focal e seus fornecedores
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os fatores críticos de sucesso no gerenciamento da cadeia de suprimentos, tendo como centro as relações da empresa focal e seus fornecedores. A amplitude dos assuntos tratados direciona a pesquisa para uma área com boas possiblidades de ganho, tanto em termos de custos, quanto em melhoria de processos, uma vez que as estratégias envolvidas neste contexto podem estabelecer grande diferencial competitivo no mercado atual (SCHOREDER, 2007). Para a construçã ...
Este trabalho tem como objetivo analisar os fatores críticos de sucesso no gerenciamento da cadeia de suprimentos, tendo como centro as relações da empresa focal e seus fornecedores. A amplitude dos assuntos tratados direciona a pesquisa para uma área com boas possiblidades de ganho, tanto em termos de custos, quanto em melhoria de processos, uma vez que as estratégias envolvidas neste contexto podem estabelecer grande diferencial competitivo no mercado atual (SCHOREDER, 2007). Para a construção do modelo de pesquisa e do instrumento de coleta de dados, foram utilizados como ponto de partida os estudos de Roldan, Hansen e Dalé (2011) e Teixeira e Lacerda (2009). O primeiro identifica e pesquisa doze dimensões que são consideradas fatores críticos de sucesso para a cadeia de suprimentos, o segundo é uma revisão bibliográfica dos principais assuntos abordados em pesquisas sobre cadeias de suprimentos e apresentados em um modelo que classifica, também, as revistas internacionais onde os artigos são publicados. Como forma de estruturar os constructos no instrumento de coleta de dados, foram agregados elementos retirados do referencial teórico e que servem como base para cada uma das questões. Para a verificação dos fatores utilizados, realizou-se uma pesquisa tipo survey com 159 gestores e analistas de logística de empresas do setor metal mecânico da Serra Gaúcha. As confirmações dos atributos do instrumento de coleta de dados e dos constructos utilizados foram realizadas por meio de análise fatorial exploratória e confirmatória. A análise de dados foi feita através de estatística descritiva, sendo verificado cada constructo separadamente e as questões de forma individual. Nesta etapa da pesquisa foram identificadas as percepções dos respondentes, onde resultados apontam como sendo, a agilidade nos processos, o fator mais importante para o sucesso da cadeia de suprimentos. Na sequência, os assuntos ligados ao compartilhamento de informações, confiança nos fornecedores e integração de métodos, também aparecem com destaque na opinião dos respondentes. Foi realizada ainda uma comparação entre duas amostras destacadas a partir dos perfis de entrevistados. Assim, analisou-se a percepção dos respondentes para as variáveis da pesquisa, sendo separados os indivíduos que trabalham em empresas de grande porte e empresas de porte inferior. Nesta análise observou-se que os respondentes vinculados às empresas de menor porte percebem os fatores apresentados na pesquisa com maior importância, do que os das empresas de grande porte. ...
Abstract
This paper aims analyze the success critical factors in managing of the supply chain management, centered on the focal company actions and their suppliers. The range of treated subjects directs the search to an area with good possibilities of gain, both for terms of costs, as for processes improvement, since the involved strategies in this context may provide great competitive advantage in the current market (Schroeder, 2007). For the construct research model and the instrument of data collecti ...
This paper aims analyze the success critical factors in managing of the supply chain management, centered on the focal company actions and their suppliers. The range of treated subjects directs the search to an area with good possibilities of gain, both for terms of costs, as for processes improvement, since the involved strategies in this context may provide great competitive advantage in the current market (Schroeder, 2007). For the construct research model and the instrument of data collection constrution, as a first point the studies Roldan, Hansen and Dalé (2011) and Teixeira and Lacerda (2009) were used. The first identifies and researches twelve dimensions that are considered success critical factors for the supply chain, the second is a literature review of the main topics in research on supply chains and presented a model that also classifies international magazines where articles are published. As a way of structuring constructs in the instrument of data collection, elements taken from the theoretical reference were added and serve as basis for each of the questions. For the verification the factors used, a survey research with 159 managers and logistics analysts companies from the metal mechanic from Serra Gaúcha was conducted. The confirmations of the attributes of the data collection instrument and the used constructs were performed by means of exploratory and confirmatory factor analysis. The data analysis was performed using descriptive statistics, with each issue and construct checked individually. At this stage of the research were the perceptions of the respondents identified, where the results point the agility process, as the most important factor for the success of the supply chain. Then, other the issues related to information sharing, trust in suppliers and integration methods, also featured prominently in the respondents opinion. It was also performed a comparison between two samples detached from the profiles of respondents. So, the perception of respondents to the survey variables was analyzed, with individuals from large and small companies separated. It was observed that respondents from to smaller companies perceive the factors presented in the survey with greater importance than those from large companies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6071)Administração (1952)
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