Navegação Ciências Humanas por Assunto "Dança"
Resultados 1-20 de 24
-
A alegria do corpo-espírito saudável : ritos de aprendizagem guarani
(2006) [Tese]A dança Guarani é parte de um contexto ritualístico e mitológico desta cultura, que se refaz continuamente no cotidiano de sua educação. A compreensão da dança como conhecimento foi se dando na vivência etnográfica e ... -
Consciência e movimento : representação e experiência da dança de salão
(2013) [Dissertação]O objetivo dessa dissertação é descrever como a consciência se dá conta do movimento e o reverso, como o movimento orienta a consciência. A introdução traça um paralelo entre psicólogos que recorreram à psicologia ... -
Contraconduta da criação : um estudo com alunos da graduação em dança
(2012) [Tese]Este trabalho discorre sobre os modos de formação no ensino superior de dança, debruçando-se sobre a dimensão da criação, na perspectiva da composição coreográfica e de seu estatuto nessa formação. Parte-se de uma prática ... -
Convidando a clínica a dançar : um ensaio cartográfico da saúde mental na atenção básica
(2017) [Tese]Ao modo de um ensaio, entramos pelo meio, em aquecimento de uma tese que traz a clínica em saúde mental na atenção básica à cena, tendo a dança como intercessora. Tateamos o espaço e o corpo, que se abre a diversos sons e ... -
Coreogeografias
(2009) [Tese]Quase um palco. A coreografia materializa um traço. São movimentos e melodias o que se escuta. Um jogo de astúcia. O que vem a seguir não poderia ser inesperado. Diante de veladuras e opacidades, diante do lúgubre da noite, ... -
Corpo a dançar : entre educação e criação de corpos
(2014) [Dissertação]Essa pesquisa se desenvolve no campo da Educação atravessada pela dança na perspectiva Pós-Estruturalista, com as filosofias da diferença de Gilles Deleuze e Michel Foucault. Com isso, trato de um movimento infinito que ... -
Corpo, disciplina e subjetivação nas práticas de dança : um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil Porto Alegre 2017
(2017) [Tese]A tese analisa práticas de dança como componente curricular obrigatório de Arte na educação básica, em escolas públicas no Rio Grande do Sul, Brasil. É produto da pesquisa com seis professoras graduadas em dança. A partir ... -
Currículo e didática da diferença : dançário de EIS AICE
(2018) [Dissertação]Esta escrita transcorre por linhas que trabalham um currículo e uma didática da tradução. Esse ato de escrever alia-se à imagem poética para pensar deslocamentos dos sete elementos que constituem os blocos de pensamento ... -
Dança e experiência de si: a produção de sujeitas na multiplicidade em movimento
(2024) [Dissertação]A presente investigação tem como objetivo compreender as experiências de si, construídas por múltiplas dançarinas, mediante as vivências e as relações pedagógicas estabelecidas em seus grupos de Dança Contemporânea. Para ... -
Danças circulares sagradas : pedagogia da presença, do ritmo, da escuta e olhar sensíveis
(2012) [Dissertação]Este estudo busca dar visibilidade ao estar-junto-dançando nas Danças Circulares Sagradas, aos encontros e sentidos construídos pelos Corpos Dançantes na convivência do grupo e fora dele. Através dos depoimentos e falas ... -
Dança Zouk : trajetórias do aprendiz
(2012) [Dissertação]Esta pesquisa trata do aprendizado da dança Zouk. Tem como objetivo descrever e analisar como o aprendiz se orienta a partir das informações recebidas, em resposta ao modelo e às solicitações do professor, em relação ao ... -
O ensino-aprendizagem em dança na construção das noções de espaço e de tempo
(2007) [Dissertação]Esta pesquisa busca investigar como ocorre a construção das noções de espaço e de tempo na dança em um grupo de doze crianças de cinco a oito anos. Além disso, o trabalho observa ainda a possível relevância das experiências ... -
Entre o performar e o aprender : práticas performativas, dança improvisação e análise laban/bartenieff em movimento
(2015) [Tese]Esta tese problematiza a emergência do ensino superior de dança no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Propõe-se a repensar algumas noções hegemônicas de dança por intermédio de seis experimentos com práticas performativas ... -
Entre pedaços de algodão e bailarinas de porcelana : a performance artística do balé clássico como performance de gênero
(2009) [Dissertação]O objetivo desta pesquisa é analisar de que modos a performance artística do balé, que compreende uma série de práticas e significados que lhe conferem sentido, converte-se em performance de gênero, ou seja, estiliza o ... -
Um jeito masculino de dançar : pensando a produção das masculinidades de dançarinos de hip-hop
(2009) [Dissertação]Esta dissertação, de cunho qualitativo, está situada no campo dos Estudos Culturais e de Gênero em Educação a partir das contribuições teóricas pós-estruturalistas de Michel Foucault. Proponho pensar as pedagogias de ... -
Jovens de periferia e arte de construir a si mesmo : experiências de amizade, dança e morte
(2015) [Tese]Esta tese trata das práticas de “cuidado de si” de jovens de uma região de periferia de Porto Alegre (RS), os quais enfrentam uma série de restrições e violências que marcam a sua condição juvenil. Participantes de um grupo ... -
Lições de dança no baile da pós-modernidade : corpos (des)governados na mídia
(2009) [Tese]Este estudo procura analisar e mostrar as lições de dança que a mídia vem configurando e suas estratégias de governamento (ou desgovernamento) dos corpos na pós-modernidade. Pensar sob a perspectiva de lições permitiu ... -
Narrativas sobre o ensino da dança : caminhos tramados e traçados em escolas do Rio Grande do Sul
(2015) [Tese]A presente tese, Narrativas sobre o ensino da dança: caminhos tramados e traçados em escolas do Rio Grande do Sul, investiga como se constitui as identidades do professor de Arte/ Dança na escola diante do recente processo ... -
Para além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar ali
(2009) [Dissertação]Esta dissertação trata de estratégias usadas por três professoras de dança, na sua prática pedagógica, para que seus alunos cheguem à presença cênica. O material empírico foi constituído a partir de uma pesquisa de inspiração ... -
A pergunta sobre os limites do corpo como instauradora da performance : propostas poéticas - e, portanto, pedagógicas - em dança
(2010) [Dissertação]Esta dissertação faz parte de uma pesquisa poética que abrange produções artísticas em dança. Assim, o corpo contínuo ou algodãozado é apresentado não como um conceito, mas como uma noção que opera construindo obras. Esse ...