Navegação Ciências Humanas por Autor "Dorneles, Beatriz Vargas"
Resultados 1-20 de 39
-
Adição, subtração e cálculo relacional : uma intervenção com alunos do PROEJA FIC/ensino fundamental
Dorneles, Caroline Lacerda (2012) [Dissertação]O presente trabalho tem como objetivo verificar o papel do ensino na aprendizagem da relação inversa entre adição e subtração e se o cálculo relacional pode ajudar no entendimento dessa relação inversa. Os objetivos ... -
Aritmética e resolução de problemas: dois estudos com alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Holzmann, Kamila Kniphoff Jandrey (2020) [Dissertação]A aritmética e a resolução de problemas matemáticos são temáticas recorrentes dentro do campo de pesquisa da educação matemática. A aritmética contempla relações entre quantidades e a realização de cálculos. Já a resolução ... -
Caracterização da leitura de estudantes com TDAH
Enricone, Jacqueline Raquel Bianchi (2017) [Tese]O eixo principal desta tese é a relação entre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e o desempenho em leitura. Tem por objetivo contribuir para a compreensão da coocorrência entre TDAH e o baixo desempenho ... -
Caracterização do desempenho aritmético e intervenção com estudantes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Sperafico, Yasmini Lais Spindler (2016) [Tese]O Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) pode acarretar prejuízos ao desempenho matemático. Esses parecem estar relacionados aos sintomas presentes no transtorno e a déficits em funções cognitivas importantes ... -
Competências cognitivas e metacognitivas na resolução de problemas e na compreensão do erro : um estudo envolvendo equações algébricas do 1º grau com alunos do 8º ano
Sperafico, Yasmini Lais Spindler (2013) [Dissertação]Este estudo situa-se no campo da aprendizagem da Matemática. O objetivo da pesquisa aqui proposta foi identificar a existência de relação entre a competência cognitiva, o uso de estratégias metacognitivas e a compreensão ... -
Composição aditiva e contagem em crianças surdas : intervenção pedagógica com filhos de surdos e de ouvintes
Vargas, Rosane da Conceição (2011) [Tese]A presente pesquisa investigou a composição aditiva e a contagem com crianças surdas. O estudo se justifica pelo baixo desempenho em matemática que as crianças surdas têm apresentado a partir de testes padronizados de ... -
A compreensão das relações numéricas na aprendizagem de frações : um estudo com crianças brasileiras e portuguesas do 4º ano da educação básica
Vasconcelos, Isabel Cristina Peregrina (2015) [Tese]Esta tese aborda as relações numéricas na aprendizagem inicial das frações. O referencial teórico aborda estudos da Psicologia Cognitiva e da Educação Matemática e revisa a complexidade do conceito dos números racionais, ... -
Contagem numérica e recuperação de fatos aditivos em estudantes com síndromes do x-frágil e de prader-willi
Rosso, Telma Regina França (2012) [Dissertação]As dificuldades de aprendizagem matemática constituem um campo bastante complexo e ainda relativamente pouco explorado. Pesquisas com síndromes associadas ao baixo desempenho matemático indicam que há diferentes perfis ... -
A contribuição da família para as possibilidades de inclusão das crianças com Síndrome de Down
Munhóz, Maria Alcione (2003) [Tese]O presente trabalho aborda o tema “A contribuição da família para as possibilidades de inclusão das crianças com Síndrome de Down”. É uma pesquisa com característica de investigação qualitativa e enfoque metodológico de ... -
Desempenho ortográfico de estudantes com TDAH : estudos sobre a tipologia de erros da língua portuguesa
Pereira, Clarissa dos Santos (2017) [Dissertação]Evidências mostram que muitos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) apresentam dificuldades escolares e que a área da expressão escrita, que inclui o desempenho ortográfico, é a mais prejudicada. ... -
Desenvolvimento da estimativa numérica : instrumentos de avaliação e estratégias de solução
Duro, Mariana Lima (2017) [Tese]Há um conjunto de evidências que tem relacionado a habilidade de estimativa numérica ao desempenho matemático. Entretanto, observa-se que os resultados trazidos por estudos desta área são ainda inconsistentes e, muitas ... -
Dificuldades de leitura e na matemática : um estudo dos processos cognitivos em alunos da 3ª a 6ª série do ensino fundamental
Corso, Luciana Vellinho (2008) [Tese]A co-ocorrência entre as dificuldades na leitura e na matemática é freqüente indicando que processos cognitivos comuns subjacentes a tais dificuldades possam estar deficitários. Este estudo procurou compreender e identificar ... -
Diversidade e intersubjetividade em laboratórios de aprendizagem do I ciclo da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - RS
Bedin, Virginia (2007) [Dissertação]O presente estudo tem como objetivo apresentar reflexões a respeito do Laboratório de Aprendizagem (LA), pertencente à Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, RS. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho ... -
Educação inclusiva : um estudo a partir de uma proposta inclusiva alemã
Maciel, Rosânsela Von Mühlen (2007) [Dissertação]A pesquisa tem como objetivos reconhecer práticas inclusivas no dia-a-dia da sala de aula e da escola, baseadas nos princípios pedagógicos inclusivos alemães, e analisar as práticas educativas dos professores que atuam ... -
Elementos em interação na produção textual escolar : a influência da família
Lamb, Lúcia da Cunha (2004) [Dissertação]Esta dissertação aborda as relações estabelecidas entre sujeito-família-escola e suas possíveis influências do desempenho textual do indivíduo. O objetivo central desta pesquisa é procurar elementos determinantes para as ... -
Ensino de fatos básicos aditivos para crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) : possibilidades de intervenção pedagógica na aritmética
Costa, Adriana Corrêa (2009) [Tese]O armazenamento e/ou o acesso automático e preciso dos fatos aritméticos básicos da memória de longo prazo têm sido apontados como habilidades prejudicadas em crianças com dificuldades aritméticas e com Transtorno de Déficit ... -
Escritas numéricas de milhares e valor posicional : concepções iniciais de alunos de 2ª série
Agranionih, Neila Tonin (2008) [Tese]As escritas numéricas e o valor posicional do número são o tema desta pesquisa que tem como objetivos: investigar concepções construídas na interação criança-escrita numérica que contribuem para a construção do valor ... -
Esquemas multiplicativos : as origens da multiplicação em alunos do ensino fundamental
Golbert, Clarissa Seligman (2005) [Tese]Trata-se de um estudo desenvolvido com o objetivo de esclarecer a construção de esquemas multiplicativos em alunos do Ensino Fundamental, tendo em vista o aprimoramento da aprendizagem da matemática. Justifica-se a preocupação ... -
Estimación numérica en niños sordos colombianos y brasileros del 1º al 4º año de educación básica
Rios, Nohemy Marcela Bedoya (2019) [Tese]La estimación numérica es una de las habilidades básicas que sustentan el aprendizaje matemático, pero su desarrollo ha sido menos investigado que el de los procesos de cuantificación exactos y existen muy pocas investigaciones ... -
Estimativa numérica, memória e trabalho e raciocínio quantitativo : um estudo com um grupo de alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Nogues, Camila Peres (2017) [Dissertação]A estimativa numérica tem sido relacionada com o bom desempenho em matemática e com a compreensão da representação numérica mental das crianças. Da mesma maneira, a memória de trabalho também apresenta relações com o ...