A expansão do sistema de educação superior no Brasil, na China e na Índia : uma análise comparada
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação tem por tema o processo de expansão do sistema de educação superior na China, na Índia e no Brasil (três dos chamados BRICS), a partir do fim dos anos 1990. O objetivo central do estudo foi analisar o processo de ampliação das matrículas neste nível de ensino nestes países de maneira comparada. Utilizaram-se três categorias: a demanda, a própria expansão, e a questão do financiamento e discutiram-se, principalmente, duas hipóteses principais que orientaram a investigação: que a ...
Esta dissertação tem por tema o processo de expansão do sistema de educação superior na China, na Índia e no Brasil (três dos chamados BRICS), a partir do fim dos anos 1990. O objetivo central do estudo foi analisar o processo de ampliação das matrículas neste nível de ensino nestes países de maneira comparada. Utilizaram-se três categorias: a demanda, a própria expansão, e a questão do financiamento e discutiram-se, principalmente, duas hipóteses principais que orientaram a investigação: que a expansão da educação superior nestes países está associada ao crescimento ou existência de uma demanda potencial oriunda da educação secundária e que a expansão ocorreu, majoritariamente, por meio do crescimento de fontes de financiamento não estatais. ...
Abstract
The theme of this dissertation is the process of expansion of the higher education system in China, India and Brazil (three so-called BRICS), from the late 1990s. The main objective of the study is to analyze the process of expanding enrollments at this level of education in these countries so compared. We used three categories: demand, the expansion itself, and the funding. This dissertation discussed two main hypotheses that guided the investigation: that the expansion of higher education in ...
The theme of this dissertation is the process of expansion of the higher education system in China, India and Brazil (three so-called BRICS), from the late 1990s. The main objective of the study is to analyze the process of expanding enrollments at this level of education in these countries so compared. We used three categories: demand, the expansion itself, and the funding. This dissertation discussed two main hypotheses that guided the investigation: that the expansion of higher education in these countries is associated with growth or existence of a potential demand originated in secondary education and the expansion occurred through the growth of non-state funding sources. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Sociologia (547)
Este item está licenciado na Creative Commons License