Formação e gestão de preços em uma instituição de ensino superior
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Data
2006Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Resumo
Este estudo trata da questão de formação e gestão de preços em uma Instituição de Ensino Superior – IES. Identifica como se dá o processo, a partir da variável mercado e do posicionamento estratégico. Através de um estudo de caso, foi feita a avaliação do setor usando as Cinco Forças de Porter (forças competitivas). Ainda foi analisado o posicionamento estratégico da IES Modelo que é o caso em questão. Os motivos e objetivos norteadores da alteração dos valores de mensalidades dos cursos de gra ...
Este estudo trata da questão de formação e gestão de preços em uma Instituição de Ensino Superior – IES. Identifica como se dá o processo, a partir da variável mercado e do posicionamento estratégico. Através de um estudo de caso, foi feita a avaliação do setor usando as Cinco Forças de Porter (forças competitivas). Ainda foi analisado o posicionamento estratégico da IES Modelo que é o caso em questão. Os motivos e objetivos norteadores da alteração dos valores de mensalidades dos cursos de graduação são identificados. É feita a descrição do processo e análise crítica do modelo de decisão de preços da IES.O atual cenário das Instituições de Ensino Superior no Brasil evidencia uma situação mais complexa nos últimos anos. As entidades têm se deparado com preocupações que antes não faziam parte da sua gestão. O fim da expansão da demanda e o aumento da concorrência são fatores que exigem destas entidades uma maior excelência nas tomadas de decisões. Gerenciar os preços dos cursos, através de uma análise comparativa com as reais situações do mercado é fundamental para que os objetivos institucionais sejam alcançados. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6117)Economia (1110)
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