Fatores motivacionais : convergência e divergência entre funcionários internos e os que trabalham na linha de frente em um grande banco brasileiro na cidade de Curitiba
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
No serviço bancário existem os trabalhadores que executam suas tarefas em setores internos e outros que executam suas tarefas na linha de frente. O objetivo do trabalho é buscar possíveis convergências e divergências em relação aos elementos motivacionais entre os tipos de trabalhadores. O referencial teórico aborda o tema motivação para o trabalho no qual um grupo de autores defendem o uso de premiações como incentivo enquanto outro grupo defendem a idéia que a motivação está intrínseca em cad ...
No serviço bancário existem os trabalhadores que executam suas tarefas em setores internos e outros que executam suas tarefas na linha de frente. O objetivo do trabalho é buscar possíveis convergências e divergências em relação aos elementos motivacionais entre os tipos de trabalhadores. O referencial teórico aborda o tema motivação para o trabalho no qual um grupo de autores defendem o uso de premiações como incentivo enquanto outro grupo defendem a idéia que a motivação está intrínseca em cada trabalhador. A metodologia usada foi o método estudo de caso, através do uso de entrevistas, que foram realizadas com trabalhadores do setor interno e com trabalhadores de agência, da cidade de Curitiba, onde se tentou buscar as semelhanças e diferenças existentes entre eles. Após as entrevistas realizadas, foram analisadas as respostas onde os funcionários de agência afirmaram que são em maioria, motivados pela remuneração, já os funcionários de setores internos são mais motivados por oportunidades de aprendizado e por objetivos desafiadores. Os funcionários de agência parecem ser submetidos a uma maior pressão no dia a dia por conviverem com metas de vendas. Já para os funcionários de setores internos, parece ainda existir espaço para um aumento das cobranças por uma maior produtividade, pois informaram que caso as cobranças aumentassem procurariam aumentar seu desempenho. Conforme investigado, uma boa relação com o superior e com a equipe de trabalho parece ser um dos fatores que mais colaboram para a motivação de ambos os tipos de funcionários. Foi possível verificar com a pesquisa, alguns fatores que motivam os diferentes funcionários, porém, percebeu-se que existe a dificuldade de usar um fator que é motivador para um funcionário e gerar motivação em outro. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Gestão de Negócios Financeiros.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License