Sustentabilidade ambiental : projeto de ecoeficiência na Agência Icaraíma - PR
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Data
2011Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
As transformações socioeconômicas têm forçado as empresas a mudar seus comportamentos e adotar uma postura que incorpore aos seus objetivos financeiros o conceito de responsabilidade socioambiental. Muitas organizações já se conscientizaram que a adoção de uma postura ética e de compromisso com o meio ambiente é condição necessária para a continuidade de seu negócio. Para se adequar a esta nova exigência do mercado e da sociedade elas vêm adotando Políticas de Responsabilidade Social e Ambienta ...
As transformações socioeconômicas têm forçado as empresas a mudar seus comportamentos e adotar uma postura que incorpore aos seus objetivos financeiros o conceito de responsabilidade socioambiental. Muitas organizações já se conscientizaram que a adoção de uma postura ética e de compromisso com o meio ambiente é condição necessária para a continuidade de seu negócio. Para se adequar a esta nova exigência do mercado e da sociedade elas vêm adotando Políticas de Responsabilidade Social e Ambiental onde definem suas estratégias de gestão com o objetivo de prevenir danos ambientais e gerir seus recursos de forma mais eficiente a fim de minimizar os impactos negativos de sua atividade e, portanto, produzir de forma mais limpa e responsável. Diante deste cenário, este trabalho visa conhecer o processo de aplicação do programa de Ecoeficiência de uma instituição financeira em uma de suas agências localizada na cidade de Icaraíma-PR. Em seu projeto, a empresa prevê diversas ações para conciliar seu interesse econômico com o conceito de sustentabilidade; o que se pretende é analisar como estas teorias têm sido aplicadas no cotidiano da agência e identificar o nível de conhecimento e envolvimento dos funcionários com estas práticas de responsabilidade ambiental. O método de pesquisa utilizado foi o Estudo de Caso e a coleta de dados foi realizada via aplicação de questionários aos treze colaboradores da agência e também por meio da observação in loco. Os resultados apontam que apesar dos funcionários conhecerem o projeto e de serem sensíveis às questões ambientais, falta envolvimento de todos com a causa. A empresa deverá investir mais em programas de sensibilização de modo que as práticas ambientais sejam incorporadas ao dia a dia da equipe na agência. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Gestão de Negócios Financeiros.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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