Qualidade de vida no trabalho : análise da situação dos funcionários de uma agência bancária
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Data
2012Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O objetivo geral deste trabalho consistiu em identificar como os programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vêm sendo percebidos pelos funcionários do Banco Alfa. Justificase pelo fato que a QVT não é mais uma simples ação das organizações contemporâneas, mas sim, uma necessidade premente àquelas que se preocupam não somente com os resultados obtidos pela empresa, mas pela qualidade de vida que ofertam aos seus colaboradores. A pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa e méto ...
O objetivo geral deste trabalho consistiu em identificar como os programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vêm sendo percebidos pelos funcionários do Banco Alfa. Justificase pelo fato que a QVT não é mais uma simples ação das organizações contemporâneas, mas sim, uma necessidade premente àquelas que se preocupam não somente com os resultados obtidos pela empresa, mas pela qualidade de vida que ofertam aos seus colaboradores. A pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa e método estudo de caso, foi realizada com os funcionários do Banco Alfa no município de Catanduvas – Paraná, Agência Centro, atendendo as seguintes etapas: a) Levantamento bibliográfico sobre o assunto, abordando temas relacionados a Teorias das Relações Humanas, Qualidade de Vida no Trabalho, o Trabalho Bancário e os Modelos de Qualidade de Vida; b) Elaboração e aplicação do questionário com 12 questões subjetivas que tratou dos aspectos organizacionais, biológicas, psicológicas, sociais e de opinião pessoais a ser aplicado nos funcionários do Banco Alfa e; c) Análise de dados, através da técnica análise de conteúdo, cujo resultado refletiu os objetivos da pesquisa, garantindo a relevância dos sentidos atribuídos às mensagens. Ao término da pesquisa percebeu-se que a concepção de QVT deve percorrer um longo caminho pelas organizações, visto que a visão dos funcionários é simplista e pouco expressiva. Quanto às categorias analisadas: remuneração, satisfação do funcionário, participação e saúde destaca-se a prioridade em manter os funcionários motivados utilizando a ferramenta clima organizacional para desenvolver feedback interno e discussões dos aspectos trabalhistas. Ainda deve promover oportunidades de discussão e participação em grupos de trabalho, demonstrando que as decisões estão em níveis hierárquicos, mas que podem desencadear oportunidades de participação nas decisões coletivas. Em relação a QVT, a contribuição dada por alguns autores ajudou a identificar algumas categorias, avaliando dificuldades e obstáculos na adequada implementação de Programas de QVT. Portanto, este estudo deve servir de base para novas pesquisas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Gestão de Negócios Financeiros.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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