Consciência, valores e atitudes de alunos de ensino fundamental em relação ao desenvolvimento sustentável das cidades
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Esta tese tem como objetivo analisar a consciência, valores e atitudes de alunos do ensino fundamental sobre o desenvolvimento sustentável das cidades. Para responder a esta questão, realizou-se uma pesquisa de natureza descritiva, através de levantamento de dados (survey) por meio de questionários estruturados para os alunos de quinta e oitava séries, bem como para seus respectivos professores de Ciências. Os resultados demonstram que existe percepção de uma consciência ambiental em formação, ...
Esta tese tem como objetivo analisar a consciência, valores e atitudes de alunos do ensino fundamental sobre o desenvolvimento sustentável das cidades. Para responder a esta questão, realizou-se uma pesquisa de natureza descritiva, através de levantamento de dados (survey) por meio de questionários estruturados para os alunos de quinta e oitava séries, bem como para seus respectivos professores de Ciências. Os resultados demonstram que existe percepção de uma consciência ambiental em formação, pelo reconhecimento das necessidades humanas em relação ao meio ambiente e da degradação ambiental, mas a variação é alta, principalmente em relação a questões sociais não ligadas diretamente à fauna e flora. Os valores ressaltados estão relacionados à proteção do meio ambiente, mas menor importância foi dada a questões de convivência com a natureza e cooperação, havendo também grande variação. As ações mais frequentes se referem à economia de recursos naturais, e as menos frequentes estão relacionadas à generosidade e admiração da natureza, ocorrendo novamente grande dispersão. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Gestão de Negócios Financeiros.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3515)
Este item está licenciado na Creative Commons License