Capoeira angola na escola : uma alternativa à formação integral dos estudantes
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Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O estudo trata da dimensão educativa da capoeira angola na perspectiva de contribuir na implementação da lei 10.639/03. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três mestres da arte, denominados Lua, Longevidade e Tambor. Sobre a capoeira angola e seus fundamentos, destacamos Vieira (1998) e Oliveira e Leal (2009) para quem ela é um bem cultural, que diz respeito à ancestralidade de matriz africana. Embora reconhecida como tal pelos estudioso ...
O estudo trata da dimensão educativa da capoeira angola na perspectiva de contribuir na implementação da lei 10.639/03. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três mestres da arte, denominados Lua, Longevidade e Tambor. Sobre a capoeira angola e seus fundamentos, destacamos Vieira (1998) e Oliveira e Leal (2009) para quem ela é um bem cultural, que diz respeito à ancestralidade de matriz africana. Embora reconhecida como tal pelos estudiosos e na lei, ainda é uma prática social estranha à escola. Segundo os entrevistados, a capoeira angola caracteriza-se por um aprender a aprender contínuo. Esta expressão nos remete ao conceito de inacabamento em Freire (1998) o qual foi fundamental neste trabalho. Também salientam que as possibilidades educativas da capoeira angola no ambiente escolar relacionam-se às suas contribuições para: aprendizagens coletivas, educação comunitária, aprendizagem em roda, musicalidade, criatividade, visando uma formação que integre corpo e mente que desenvolva respeito, solidariedade e autonomia. Tendo em vista os fundamentos teóricos, os depoimentos e a importância política, cultural e histórica da aplicação da lei 10.639/03, considera-se que a capoeira angola tem uma contribuição específica para a formação integral dos sujeitos no contexto escolar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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