Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O trabalho objetiva investigar, nas produções culturais surdas, as narrativas sobre “ser surdo” e sua relação para a construção da educação bilíngue. Esta pesquisa documental envolveu descrição e análise de narrativas em Libras, produzidas por acadêmicos do Curso de Letras-Libras que frequentaram a disciplina de Literatura Surda, em 2010. Fundamentada na perspectiva do campo dos Estudos Culturais em Educação e Estudos Surdos, minha escrita está baseada nos seguintes autores: Skliar; Cavalcanti; ...
O trabalho objetiva investigar, nas produções culturais surdas, as narrativas sobre “ser surdo” e sua relação para a construção da educação bilíngue. Esta pesquisa documental envolveu descrição e análise de narrativas em Libras, produzidas por acadêmicos do Curso de Letras-Libras que frequentaram a disciplina de Literatura Surda, em 2010. Fundamentada na perspectiva do campo dos Estudos Culturais em Educação e Estudos Surdos, minha escrita está baseada nos seguintes autores: Skliar; Cavalcanti; Perlin; Lopes; Karnopp. A questão que orientou este estudo foi: Como estão narrados os modos de ser surdo nas produções culturais surdas e como podem contribuir para a construção da educação bilíngue para surdos? O objeto de pesquisa constituiu-se nas produções culturais em vídeos do banco de dados do projeto de pesquisa “Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira”. Os vídeos tematizam os modos de narrar o ser surdo, seja considerando o caráter opcional e/ou instrucional, tencionando a educação bilíngue. Das recorrências percebidas, organizei duas unidades analíticas: diferença e educação. Entre os achados, destaca-se a ideia do sujeito surdo constituído pela experiência visual, com identidade e cultura envolvidas pela perspectiva da diferença. As narrativas contribuem para o pensamento de uma proposta educacional bilíngue, que privilegie tais referências. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License