(Re)conhecendo o povo Mbya Guarani : um olhar para os Kyringue
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho apresenta a temática indígena direcionando o olhar para os kyringue (crianças) do povo Mbya Guarani da Tekoa Anhetengua, do bairro Lomba do Pinheiro, município de Porto Alegre/RS, especificamente as que frequentam o 3º e 4º anos da escola indígena da aldeia. A investigação ancorou-se nas seguintes questões: quem são as crianças Mbya Guarani da Tekoa Anhetengua? Com o que se ocupam? O que fazem e o que mais gostam de fazer? Como é sua relação com a escola? Trata-se de pesquisa qual ...
Este trabalho apresenta a temática indígena direcionando o olhar para os kyringue (crianças) do povo Mbya Guarani da Tekoa Anhetengua, do bairro Lomba do Pinheiro, município de Porto Alegre/RS, especificamente as que frequentam o 3º e 4º anos da escola indígena da aldeia. A investigação ancorou-se nas seguintes questões: quem são as crianças Mbya Guarani da Tekoa Anhetengua? Com o que se ocupam? O que fazem e o que mais gostam de fazer? Como é sua relação com a escola? Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que buscou, na convivência com a comunidade e posteriores anotações do diário de campo, subsídios para descrever as crianças Mbya Guarani e suas relações com a escola. O trabalho de campo e as reflexões sobre esse tema também possibilitaram compreender seus processos de aprendizagem e identificar como os kyringue vivenciam os tempos e os espaços dentro da escola específica e diferenciada e na comunidade. A perspectiva teórica baseou-se em Bergamaschi ao tratar do povo Mbya Guarani, em Nunes ao se reportar às crianças indígenas e a García Canclini ao abordar a interculturalidade. Os resultados indicam que as crianças fazem da escola um lugar de envolvimento e atenção permeado pelo silêncio como indicador de suas aprendizagens. Elas também povoam a aldeia através da alegria presente no cuidado afetuoso com os irmãos menores, assim como em suas brincadeiras no campo de futebol. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1399)
Este item está licenciado na Creative Commons License