Educação física : formação, inserção e práticas em equipes de saúde
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este estudo objetivou identificar de forma exploratória e descritiva como vem ocorrendo a inserção, a formação e as práticas dos profissionais de Educação Física nos serviços de saúde, a partir de publicações nos últimos 10 anos. Foram catalogados e analisados 30 trabalhos. Constatou-se que 17% dos trabalhos são estudos teóricos, 43% envolvem atividades práticas/físicas com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ou funcionários de instituições, 23% são pesquisas sobre formação na graduação e ...
Este estudo objetivou identificar de forma exploratória e descritiva como vem ocorrendo a inserção, a formação e as práticas dos profissionais de Educação Física nos serviços de saúde, a partir de publicações nos últimos 10 anos. Foram catalogados e analisados 30 trabalhos. Constatou-se que 17% dos trabalhos são estudos teóricos, 43% envolvem atividades práticas/físicas com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ou funcionários de instituições, 23% são pesquisas sobre formação na graduação e residência multiprofissional e 17% analisam a inserção e as intervenções dos profissionais de Educação Física nos serviços de saúde. Do total de trabalhos lidos, 77% referem-se a práticas no atendimento a população. Observa-se que há um predomínio de estudos voltados para a inserção da Educação Física em serviços de saúde mental (n=10) e atenção básica (n=10). Constatou-se que 53% dos trabalhos contemplam equipe multiprofissional, 23% não tem especificação profissional e 23% foram com equipe uniprofissional. Os estudos sobre formação na graduação e residência multiprofissional apresentavam uma preocupação com o fato dos currículos contemplarem saúde coletiva e estágios nos serviços. Através destes dados percebe-se que a Educação Física vem ampliando a sua inserção no SUS, no entanto, se faz necessário continuar investindo nesta ampliação, tanto na área da prevenção como na recuperação da saúde. Constata-se a necessidade de integração permanente entre as instituições de formação com os serviços, de forma que seus currículos formem profissionais que consigam atuar no campo da atenção a saúde de forma integral. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúde.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License