Implantação da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - ênfase em Saúde Mental Coletiva - da Escola de Saúde Pública/RS, em São Lourenço do Sul : uma narrativa de sentimentos coletivos e individuais desse processo
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho é uma narrativa acerca da Implantação da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde com ênfase em Saúde Mental Coletiva da Escola de Saúde Pública (ESP/RS) em São Lourenço do Sul, utilizando como metodologia a narrativa de sentimentos coletivos e individuais vivenciados nesse processo. Realizo uma contextualização sobre a implantação das Residências Multiprofissionais no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul e em São Lourenço do Sul, relatando a operacionalização da de ...
O presente trabalho é uma narrativa acerca da Implantação da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde com ênfase em Saúde Mental Coletiva da Escola de Saúde Pública (ESP/RS) em São Lourenço do Sul, utilizando como metodologia a narrativa de sentimentos coletivos e individuais vivenciados nesse processo. Realizo uma contextualização sobre a implantação das Residências Multiprofissionais no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul e em São Lourenço do Sul, relatando a operacionalização da descentralização do Programa de Residência da ESP/RS no município. São explanadas as dúvidas e expectativas em relação à chegada da Residência, analisando os processos coletivos dos atores envolvidos, discutindo o quanto a inserção dos residentes nos serviços de saúde desacomodou os trabalhadores na busca por novos conhecimentos e mexeram no processo de trabalho dos locais que receberam os residentes, bem como as tentativas de uma melhor organização e superação das resistências iniciais em relação às problematizações propostas pelos residentes. Narro e analiso minhas sensações como profissional envolvida na organização e implantação do processo e como preceptora do Programa de Residência, observando o quanto esse processo vem qualificando meu exercício profissional e crescimento pessoal, bem como dos demais atores inseridos nos locais de formação. As expectativas de São Lourenço do Sul em relação à RIMS estão voltadas para a garantia da continuidade do Programa de Residência no município, ampliando e qualificando os campos e os profissionais envolvidos com a formação ensino/serviço, a fim de formar profissionais implicados com a Saúde Mental Coletiva e com o SUS. ...
Abstract
The present work is a narrative about the Implementation of the Integrated Multidisciplinary Health Residency with emphasis in Mental Health Collective School of Public Health (ESP/RS) in São Lourenço do Sul, using as a methodology the narrative of individual and collective feelings experienced in this process. Work a contextualization of the deployment of multidisciplinary Residences in Brazil, in the state of Rio Grande do Sul and São Lourenço do Sul, reporting the operationalization of the d ...
The present work is a narrative about the Implementation of the Integrated Multidisciplinary Health Residency with emphasis in Mental Health Collective School of Public Health (ESP/RS) in São Lourenço do Sul, using as a methodology the narrative of individual and collective feelings experienced in this process. Work a contextualization of the deployment of multidisciplinary Residences in Brazil, in the state of Rio Grande do Sul and São Lourenço do Sul, reporting the operationalization of the decentralization of the Residency Program ESP / RS in the municipality. Are explained doubts and expectations regarding the arrival of Residence, analyzing the collective processes of the actors involved, discussing how the inclusion of residents in health services desacomodou workers in the search for new knowledge and stirred in the working process of the local receiving residents, as well as attempts to better organization and overcome the initial resistance in relation to problematizations proposed by residents. Narro and analyze my feelings as a professional involved in the organization and implementation of the process and how the governess Residency Program, noting how this process is qualifying my professional practice and personal growth, as well as other actors engaged in local training. Expectations of São Lourenço do Sul regarding RIMS are aimed at ensuring the continuity of the Residency Program in the city, expanding and qualifying fields and professionals involved with the training / teaching service in order to train professionals involved with the Health Collective Mental and SUS. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúde.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License