Reflexões e vivências produzidas nos desassossegos cotidianos de uma residência multiprofissional em saúde mental coletiva
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Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
As Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde fazem parte das Políticas Públicas do campo da Saúde e da Educação. Estão orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como foco a formação de profissionais da saúde para trabalhar com as realidades e necessidades loco-regionais, considerando a multidisciplinaridade imprescindível à integralidade das práticas sanitárias no âmbito do Sistema de Saúde. No ano de 2012, o município de São Lourenço d ...
As Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde fazem parte das Políticas Públicas do campo da Saúde e da Educação. Estão orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como foco a formação de profissionais da saúde para trabalhar com as realidades e necessidades loco-regionais, considerando a multidisciplinaridade imprescindível à integralidade das práticas sanitárias no âmbito do Sistema de Saúde. No ano de 2012, o município de São Lourenço do Sul/RS, reconhecida referência na Atenção Psicossocial Territorial, implantou na rede local de serviços, como instância descentralizada, a Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, em parceria com a Escola de Saúde Pública do RS. Neste trabalho é contextualizado o território em que está inserida essa Residência em uma reflexão sobre a formação pessoal da autora e sua implicação com o SUS e o processo de implantação da Residência no município de São Lourenço. O método escolhido para desenvolvimento e apoio a essas reflexões neste trabalho é o da narrativa. A monografia é dedicada a algumas questões emergentes no contexto e processo de implantação da Residência, aos desassossegos e transformações que foram sendo evidenciadas ao longo dessa vivência, oportunizadas por este dispositivo de formação nos serviços e equipes locais, especialmente referentes ao trabalho interdisciplinar e a qualificação das práticas assistenciais deles decorrentes. ...
Abstract
The Multidisciplinary and Health Professional Area Residency Programs are part of the Public Policy in the Health and Education fields. They are oriented by the principles and guidelines of the Unified Health System (Sistema Único de Saúde - SUS), focusing on the training of health professionals to work with the local and regional realities and needs considering the essential multidisciplinarity to the completeness of health practices within the Health System. In 2012, the municipality of São L ...
The Multidisciplinary and Health Professional Area Residency Programs are part of the Public Policy in the Health and Education fields. They are oriented by the principles and guidelines of the Unified Health System (Sistema Único de Saúde - SUS), focusing on the training of health professionals to work with the local and regional realities and needs considering the essential multidisciplinarity to the completeness of health practices within the Health System. In 2012, the municipality of São Lourenço do Sul / RS, recognized reference in Territorial Psychosocial Atention deployed in local area network of services, as decentralized instance, the Multidisciplinary Residency in Collective Mental Health, in partnership with the School of Public Health / RS (Escola de Saúde Pública/RS). In this work is contextualized the territory in which this residency program from a reflection on the author's personal training and their involvement with UHS (SUS) and the process of implementation of the Residency Program in São Lourenço. The method chosen to support these reflections is the narrative. The monograph is dedicated to some emerging issues in the context and process of implementation of the Residency; to the anxieties and transformations that were highlighted throughout the experience, opportunized by this training services and local teams device, especially relating to interdisciplinary work and qualification of care practices resulting therefrom. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúde.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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