Atenção ambulatorial em psicologia infantil em um hospital público : a construção do cuidado na perspectiva da integralidade e da formação em serviço
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente estudo é resultado do Projeto de Pesquisa produzido durante a realização do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas em Serviços de saúde, cadastrado na Plataforma Brasil, apresentado ao CEP e aprovado de acordo com a Resolução CNS 196/96 para pesquisas envolvendo seres humanos. A pesquisa teve um delineamento qualitativo e seus resultados pretendem contribuir com a elaboração do Projeto de Residência em Área Profissional da Saúde, vinculado ao Hospital Materno Infantil Presid ...
O presente estudo é resultado do Projeto de Pesquisa produzido durante a realização do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas em Serviços de saúde, cadastrado na Plataforma Brasil, apresentado ao CEP e aprovado de acordo com a Resolução CNS 196/96 para pesquisas envolvendo seres humanos. A pesquisa teve um delineamento qualitativo e seus resultados pretendem contribuir com a elaboração do Projeto de Residência em Área Profissional da Saúde, vinculado ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, apresentando elementos para a proposta de formação em serviço que está sendo produzida, considerando as diretrizes da saúde mental infanto-juvenil (BRASIL, 2005), a Política Nacional de Humanização (PNH) e os princípios do SUS (BRASIL, 2011). Elegemos, como elementos a serem analisados na pesquisa realizada, os dados produzidos a partir das primeiras consultas na área da Psicologia, nos meses de abril, maio e junho do ano de 2012, no Ambulatório de Especialidades, construindo um mapeamento dos casos atendidos, através de uma análise de 31 prontuários. A organização dos resultados das análises qualitativas são apresentados em quatro capítulos, onde destacamos o funcionamento dos serviços e da instituição para acesso, acolhimento e vínculo, considerando o modelo assistencial; o uso do diagnóstico biomédico e as possibilidades de uma avaliação diagnóstica ampliada, considerando os conceitos relativos ao campo da saúde mental como clínica ampliada, subjetividade e singularidade; as fragilidades e as possibilidades do ambulatório para a construção de um trabalho em equipes com uma diretriz interdisciplinar, considerando as relações advindas de um processo de formação em serviço (a estruturação da Residência Multiprofissional), com ênfase no cuidado em saúde mental infantil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúde.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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