NASF : residência integrada em saúde em um novo cenário de prática
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Esta investigação discute a inserção da Residência Integrada em Saúde (RIS) da Escola de Saúde Pública de Porto Alegre (ESP/RS) no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Esteio. A realização desta pesquisa ocorreu a partir da minha inserção enquanto membro da equipe do e como um dos membros responsáveis pela implantação e implementação do NASF do município de Esteio, assim como enquanto preceptora de campo e de núcleo da fonoaudiologia da RIS/ESP, que inaugura seu campo de fo ...
Esta investigação discute a inserção da Residência Integrada em Saúde (RIS) da Escola de Saúde Pública de Porto Alegre (ESP/RS) no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Esteio. A realização desta pesquisa ocorreu a partir da minha inserção enquanto membro da equipe do e como um dos membros responsáveis pela implantação e implementação do NASF do município de Esteio, assim como enquanto preceptora de campo e de núcleo da fonoaudiologia da RIS/ESP, que inaugura seu campo de formação em serviço nesse município, juntamente com a implantação do NASF no ano de 2012. Considerando a curta história do NASF em todo o Brasil, bem como a recente inserção da RIS nesse novo cenário de prática e as discussões pautadas sobre esse contexto, o presente trabalho justifica-se pela necessidade de reflexão sobre a inserção da RIS nesse âmbito. O objetivo central deste trabalho foi analisar as ações desenvolvidas pelos residentes de fonoaudiologia e psicologia da ESP no campo do NASF do município de Esteio e se tais ações contemplam o que está previsto no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da ESP/RS para a formação dos residentes do primeiro ano. Este estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa, baseada na busca de informações através da pesquisa documental, disponibilizadas pelas instituições nas quais são desenvolvidos os programas: PPP da ESP; os documentos que descrevem as diretrizes do NASF, como o Caderno de Atenção Básica, nº 27, do Ministério da Saúde (2008); os documentos produzidos no âmbito da implementação do NASF, no município de Esteio, como atas de reuniões do NASF, atas de reuniões entre NASF e Estratégia da Saúde da Família e atas de reuniões de tutoria entre ESP e NASF de Esteio, no período entre março e dezembro de 2012. Durante o processo de estudo para a efetivação deste trabalho, foi possível perceber que as residentes do NASF praticam as ações elencadas na proposta pedagógica da RIS/ESP. Assim como que o PPP em foco traz em formato de citação a maior parte das temáticas abordadas nas políticas públicas que contemplam a atenção básica, mais especificamente a da ESF. Contudo ficam lacunas com relação às ferramentas que deveriam ser utilizadas para dar conta dessas políticas, principalmente ao que concerne ao NASF, destacando-se o matriciamento, interconsultas, compartilhamento de ações e seus dispositivos para o alcance da interdisciplinaridade as quais não estão contempladas no PPP da ESP. É possível perceber que a percepção das residentes demonstram que o processo de formação em um campo novo e em um serviço em processo de implantação tem suas dificuldades, na medida em que tudo parece estar em construção. Ainda não temos modelos de atuação do NASF consolidados e acrescento, nem mesmo da ESF. Significa dizer que ambos, serviço e ensino, estão diante do desafio de mudança de paradigma, de trabalho interdisciplinar, da construção do valor da equipe, da promoção, prevenção, humanização, acolhimento. Levando-nos a avaliar as ações já desenvolvidas pelo NASF em Esteio, a fim de repensarmos o trabalho.Também não se observam diretrizes da ESP quanto a realização da residência em NASF.Por fim independente do campo de atuação, para todos os atores que vivenciam a formação em serviço o maior desafio consiste em criar a possibilidade de atuação conjunta, integrada e intersetorial,que incorpore a participação do usuário se configurando em uma nova concepção de saúde. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúde.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License