Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Muitos dos jovens e adultos que ingressam na EJA, têm buscado nesta modalidade de ensino uma forma de acelerar a escolarização, visando uma diplomação rápida. Também na EJA a avaliação é um dos momentos essenciais no processo de aprendizagem dos estudantes, no qual eles ressignificam a sua relação com o saber, através da oportunidade de poder manifestar suas dificuldades e seus avanços, percebendo-se, assim, como autores e avaliadores de si e de todo um contexto escolar. O objetivo deste estudo ...
Muitos dos jovens e adultos que ingressam na EJA, têm buscado nesta modalidade de ensino uma forma de acelerar a escolarização, visando uma diplomação rápida. Também na EJA a avaliação é um dos momentos essenciais no processo de aprendizagem dos estudantes, no qual eles ressignificam a sua relação com o saber, através da oportunidade de poder manifestar suas dificuldades e seus avanços, percebendo-se, assim, como autores e avaliadores de si e de todo um contexto escolar. O objetivo deste estudo é demonstrar a importância da presença e da efetiva participação do educando no Conselho de Classe da EJA. Neste momento, através de sua fala crítica, aponta o grau de conhecimento atingido e as dificuldades encontradas, então, o educando provoca a necessidade de mudanças metodológicas e/ou o reconhecimento do que está satisfatório para a construção de seus saberes. Revela-se, também, o desenvolvimento da capacidade crítica alcançada pelo educando, no instante em que ele se manifesta a favor ou contra seu próprio avanço da etapa na qual se encontra. A pesquisa de campo ocorreu em três escolas públicas da rede municipal de São Leopoldo, RS. Como metodologia, utilizei a observação participante durante a realização dos Conselhos de Classe numa das escolas e a aplicação de questionários nos educandos das etapas finais (IV e V) da EJA. O Conselho de Classe Participativo (CCP) integra o sistema de avaliação da escola, estabelecendo seus momentos de fechamento final através da elaboração de um conceito descritivo, no qual o envolvimento e a participação de educador e educando torna-se uma referência fundamental que diagnostica a real convivência de aprendizagens entre ambos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License