Adolescência na EJA : desafios e possibilidades
dc.contributor.advisor | Lemos, Mirian Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Jaqueline da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-06-19T01:44:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/72598 | pt_BR |
dc.description.abstract | O público cada vez mais jovem na Educação de Jovens e Adultos (Brunel, 2008) tem sido, atualmente, a realidade constante nesta modalidade de ensino. Contudo, dentre estes jovens, tem se destacado o número elevado de adolescentes com idade entre os 15 e 18 anos incompletos. Esta realidade trouxe uma série de desafios aos educadores e educadoras. Alunos “indisciplinados”, “infreqüentes”, “desmotivados” e “drogaditos” são falas recorrentes na escola. Os conflitos entre os diferentes grupos etários, gerados em função do comportamento destes alunos mais jovens, também contribuem para a idéia de que este grupo “não quer nada com nada”. Esta percepção de que os adolescentes na EJA “atrapalham” tornou-se um clichê desta modalidade, dificultando o diálogo e, consequentemente, a prática pedagógica. Para tanto, é fundamental conhecer a realidade dos educadores e educandos, suas necessidades e anseios, focando mais especificamente, ainda, na relação que os jovens-adolescentes estabelecem com o saber e com a escola. Neste trabalho, realizado numa escola do município de Porto Alegre, na qual atuo como professora, o processo de pesquisa caminhou junto com as ações, como ocorre num trabalho de pesquisa-ação-participante. Desta forma, apresento a trajetória percorrida na busca por encontrar alguns caminhos para um possível repensar das ações político-pedagógicas capazes de dar conta desta nova configuração nesta modalidade de ensino. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.title | Adolescência na EJA : desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000884003 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)