Por que não na rua? Educação de rua : uma política urgente

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Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a prática da educação social de rua em Porto Alegre, destacando o processo educativo no trabalho do educador social de rua, bem como, de que forma a efetividade desse processo está relacionada ao reconhecimento desse trabalho pela Política da Educação. Este estudo surgiu da necessidade de compreender o papel da Educação Popular na luta pela garantia dos direitos da população em situação de rua, argumentando sobre a importância do seu reconhecimento pela Políti ...
O objetivo deste estudo é analisar a prática da educação social de rua em Porto Alegre, destacando o processo educativo no trabalho do educador social de rua, bem como, de que forma a efetividade desse processo está relacionada ao reconhecimento desse trabalho pela Política da Educação. Este estudo surgiu da necessidade de compreender o papel da Educação Popular na luta pela garantia dos direitos da população em situação de rua, argumentando sobre a importância do seu reconhecimento pela Política da Educação. Para isso, busquei analisar a minha prática enquanto educadora social de rua e também a prática de outros educadores que atuam em Porto Alegre. Para analisar o universo de informações coletadas, busquei apoio teórico nos seguintes autores: Freire e Giroux, em relação à Educação enquanto prática para o processo de empoderamento e para a promoção do ser humano; Lemos e Graciani, apontando as questões mais específicas da Pedagogia social de rua bem como a revisão literária e documental sobre experiências anteriores de Educação Social de Rua e Oliveira no que diz respeito a este histórico. A partir dessas reflexões, fui reconhecer o processo educativo e pedagógico que há na Educação social de rua e a urgência do diálogo entre as Políticas da Assistência Social e Educação para que se potencialize o papel do educador social que atua nos programas de Educação Social de Rua. Palavras-chave: pedagogia social de rua; educador social; empoderamento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Coleções
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Ciências Humanas (1951)
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