Resgatando a identidade do aluno através do ensino de história na educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esse trabalho é o resultado de pesquisa sobre o resgate da identidade do aluno, inserido na escola, dentro da localidade em que moramos - o Município, através de variadas atividades desenvolvidas ao longo do período de Estágio Curricular realizado numa turma de Educação Infantil, de nível pré-escolar. Elegi o tema Ensino de História e Educação Infantil, pois durante a prática me deparei com a situação em que os alunos não sabiam contar sobre o seu nascimento, seu nome, a origem e significado, q ...
Esse trabalho é o resultado de pesquisa sobre o resgate da identidade do aluno, inserido na escola, dentro da localidade em que moramos - o Município, através de variadas atividades desenvolvidas ao longo do período de Estágio Curricular realizado numa turma de Educação Infantil, de nível pré-escolar. Elegi o tema Ensino de História e Educação Infantil, pois durante a prática me deparei com a situação em que os alunos não sabiam contar sobre o seu nascimento, seu nome, a origem e significado, quem o escolheu e por que. Esse não saber dizer a sua história individual me levou a querer buscar, a investigar porque e em que outros espaços essas questões são discutidas. Será que os pais não praticam essa tarefa? Somente a escola é responsável pela pesquisa, pelo resgate da história dos alunos? Busquei a história individual de cada aluno através de pesquisa na família e através da roda de conversas, na sala de aula ou não, socializamos os dados adquiridos, querendo com isso construir uma identidade de turma. Pesquisei através de Áries a história da construção da infância, e registrei essa caminhada do conceito de criança através da passagem do tempo e dos interesses que a apresentaram ao longo dessa caminhada para que a criança pudesse chegar ao que hoje concebemos. E de Piaget que a criança é um ser potencialmente em desenvolvimento e pleno de possibilidades intelectuais, cognitivas, e que passa pelos estádios de desenvolvimento, devendo ser entendido como sujeito passível de construir conhecimento. Busquei de Magda Soares a oralidade e o letramento que se faz presente nessa caminhada escolar inicial, pelo contexto letrado em que todos estão inseridos na atualidade. Trouxe de Freire a metodologia do diálogo, através da roda de conversas e a possibilidade que o próprio aluno tem de tornarse sujeito da sua aprendizagem, trazendo essa realidade para a sala de aula e entrelaçando-a com a (realidade) do outro, incluindo aqui suas vivências cotidianas. Acrescentei ainda, de Oliveira, a nova condição de família que, imbuída da necessidade de manter s subsistência da família, precisa que todos participem com a busca do trabalho remunerado, não mais tendo tempo de partilhar com os filhos as coisas básicas como contar estórias e também a sua própria história. Partindo da questão inicial - Como ensinar História para crianças da Educação Infantil? – e das inquietações que me acompanharam no período de Estágio Curricular do porque a família não mais realiza essa tarefa em casa. Utilizei então os instrumentos de pesquisa na família, a certidão de nascimento e a ficha de matrícula para construir esse trabalho de ensinar História na Educação Infantil. E pude concluir embora a inconclusão seja permanente, que a escola tornou-se um lugar muito importante, talvez o primeiro, a buscar esse resgate das individualidades dos alunos para que possam então conhecer sua história individual e construir a história coletiva da turma. Parece, portanto, que os pais, os responsáveis pelos alunos, não mais têm tempo para essa tarefa. Essas reflexões foram construídas a partir do registro das aulas do estágio no relatório e do pbworks, e as leituras que me auxiliaram a entender a importância do resgate da História de todos e de cada aluno na Educação Infantil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License