Planejamento docente : uma ferramenta motivacional discente
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho surgiu de uma inquietação que tive durante o estágio curricular com alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental, em querer saber “Como a prática pedagógica pode ser definidora das respostas dos alunos?”, quanto ao interesse, participação e motivação discente aliados à prática docente. Esta inquietação sobre prática pedagógica impulsionou-me a estudar e trazer evidências a partir do estágio, com observações, vivências e interações em aula, intermediados por dezoito alunos da minha ...
O presente trabalho surgiu de uma inquietação que tive durante o estágio curricular com alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental, em querer saber “Como a prática pedagógica pode ser definidora das respostas dos alunos?”, quanto ao interesse, participação e motivação discente aliados à prática docente. Esta inquietação sobre prática pedagógica impulsionou-me a estudar e trazer evidências a partir do estágio, com observações, vivências e interações em aula, intermediados por dezoito alunos da minha turma. Nesse sentido, apoiei minhas idéias e constatações em Paulo Freire e Claudino Piletti, de forma que pudesse refletir sobre minhas práticas pedagógicas, dentre outros autores como Dayrel, Fusari, Ferreira, Gandin, Libâneo, Moreira, Rodrigues, Hamashek. Em meio ao estágio, foram muitos momentos marcantes para que pudesse refletir sobre a melhor forma de obter a atenção e o entusiasmo do aluno, bem como necessitando planejar e re-planejar ao longo das aulas. Por isso, ao término deste trabalho, considerando a pesquisa de campo elaborada durante o estágio, cujo objetivo se fundamentou em responder a pergunta norteadora, como resultado concluiu-se que o interesse e entusiasmo do aluno estão diretamente ligados à ação do professor frente aos trabalhos planejados. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1396)
Este item está licenciado na Creative Commons License