As contribuições deixadas pela arquitetura pedagógica PA no processo de construção de um conhecimento significativo para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental
Fecha
2010Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a viabilidade da aplicação da arquitetura pedagógica PA (Projeto de Aprendizagem), mesmo em uma turma no período inicial de sua alfabetização. Creio que esta metodologia contribui para a construção de uma aprendizagem significativa, por levar em consideração a curiosidade presente na turma e mobilizar para a busca de respostas capazes de suprir a mesma, propiciando um ambiente dialógico, interativo, reflexivo, cooperativo e autônomo. Optei por desenvol ...
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a viabilidade da aplicação da arquitetura pedagógica PA (Projeto de Aprendizagem), mesmo em uma turma no período inicial de sua alfabetização. Creio que esta metodologia contribui para a construção de uma aprendizagem significativa, por levar em consideração a curiosidade presente na turma e mobilizar para a busca de respostas capazes de suprir a mesma, propiciando um ambiente dialógico, interativo, reflexivo, cooperativo e autônomo. Optei por desenvolver o PA com uma turma de segundo ano do ensino fundamental por haver percebido que estes alunos, no seu primeiro ano de escolaridade, não haviam tido a oportunidade de expor suas curiosidades, sendo as mesmas desvalorizadas no dia-a-dia em sala de aula. Isso se devia ao fato de terem iniciado o seu processo de alfabetização com um programa que não dava vazão aos seus interesses e curiosidades. Através do PA, foi possível dialogar com os educandos sobre temas diferenciados e perceber na turma uma mudança em seu comportamento frente ao proposto em sala de aula (tornaram-se mais cooperativos, solidários e interessados). Por se tratar de um Projeto que visa trazer para o fazer pedagógico a curiosidade dos alunos, com grande interesse no desenvolvimento da autonomia, da cooperação e da interação, utilizei, como referencial teórico, os autores Paulo Freire (1996) e Edgar Morin (2008) por contribuírem para a compreensão destas habilidades tão importantes para os indivíduos em todos os momentos de suas vidas. Também as autoras Beatriz Magdalena e Iris Costa (2003) por ter sido através de suas produções que encontrei fundamentos para a aplicabilidade da arquitetura pedagógica PA. Além de proporcionar mudanças nos educandos, a possibilidade de trabalhar com PA também ocasionou mudanças significativas em minha prática educativa no que tange à avaliação da aprendizagem, por exemplo. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37922)Tesinas Pedagogía (1437)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License