As contribuições deixadas pela arquitetura pedagógica PA no processo de construção de um conhecimento significativo para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Della Libera, Aline Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Roseane Machado da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-24T01:48:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71895 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo demonstrar a viabilidade da aplicação da arquitetura pedagógica PA (Projeto de Aprendizagem), mesmo em uma turma no período inicial de sua alfabetização. Creio que esta metodologia contribui para a construção de uma aprendizagem significativa, por levar em consideração a curiosidade presente na turma e mobilizar para a busca de respostas capazes de suprir a mesma, propiciando um ambiente dialógico, interativo, reflexivo, cooperativo e autônomo. Optei por desenvolver o PA com uma turma de segundo ano do ensino fundamental por haver percebido que estes alunos, no seu primeiro ano de escolaridade, não haviam tido a oportunidade de expor suas curiosidades, sendo as mesmas desvalorizadas no dia-a-dia em sala de aula. Isso se devia ao fato de terem iniciado o seu processo de alfabetização com um programa que não dava vazão aos seus interesses e curiosidades. Através do PA, foi possível dialogar com os educandos sobre temas diferenciados e perceber na turma uma mudança em seu comportamento frente ao proposto em sala de aula (tornaram-se mais cooperativos, solidários e interessados). Por se tratar de um Projeto que visa trazer para o fazer pedagógico a curiosidade dos alunos, com grande interesse no desenvolvimento da autonomia, da cooperação e da interação, utilizei, como referencial teórico, os autores Paulo Freire (1996) e Edgar Morin (2008) por contribuírem para a compreensão destas habilidades tão importantes para os indivíduos em todos os momentos de suas vidas. Também as autoras Beatriz Magdalena e Iris Costa (2003) por ter sido através de suas produções que encontrei fundamentos para a aplicabilidade da arquitetura pedagógica PA. Além de proporcionar mudanças nos educandos, a possibilidade de trabalhar com PA também ocasionou mudanças significativas em minha prática educativa no que tange à avaliação da aprendizagem, por exemplo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Primeiro ciclo | pt_BR |
dc.title | As contribuições deixadas pela arquitetura pedagógica PA no processo de construção de um conhecimento significativo para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000880416 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1437)