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dc.contributor.advisorDella Libera, Aline Lemos da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Roseane Machado dapt_BR
dc.date.accessioned2013-05-24T01:48:07Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71895pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo demonstrar a viabilidade da aplicação da arquitetura pedagógica PA (Projeto de Aprendizagem), mesmo em uma turma no período inicial de sua alfabetização. Creio que esta metodologia contribui para a construção de uma aprendizagem significativa, por levar em consideração a curiosidade presente na turma e mobilizar para a busca de respostas capazes de suprir a mesma, propiciando um ambiente dialógico, interativo, reflexivo, cooperativo e autônomo. Optei por desenvolver o PA com uma turma de segundo ano do ensino fundamental por haver percebido que estes alunos, no seu primeiro ano de escolaridade, não haviam tido a oportunidade de expor suas curiosidades, sendo as mesmas desvalorizadas no dia-a-dia em sala de aula. Isso se devia ao fato de terem iniciado o seu processo de alfabetização com um programa que não dava vazão aos seus interesses e curiosidades. Através do PA, foi possível dialogar com os educandos sobre temas diferenciados e perceber na turma uma mudança em seu comportamento frente ao proposto em sala de aula (tornaram-se mais cooperativos, solidários e interessados). Por se tratar de um Projeto que visa trazer para o fazer pedagógico a curiosidade dos alunos, com grande interesse no desenvolvimento da autonomia, da cooperação e da interação, utilizei, como referencial teórico, os autores Paulo Freire (1996) e Edgar Morin (2008) por contribuírem para a compreensão destas habilidades tão importantes para os indivíduos em todos os momentos de suas vidas. Também as autoras Beatriz Magdalena e Iris Costa (2003) por ter sido através de suas produções que encontrei fundamentos para a aplicabilidade da arquitetura pedagógica PA. Além de proporcionar mudanças nos educandos, a possibilidade de trabalhar com PA também ocasionou mudanças significativas em minha prática educativa no que tange à avaliação da aprendizagem, por exemplo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrimeiro ciclopt_BR
dc.titleAs contribuições deixadas pela arquitetura pedagógica PA no processo de construção de um conhecimento significativo para os estudantes do 2º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880416pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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