Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem o propósito de expor experiências vivenciadas com alunos de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaira Hauschild, de São Leopoldo/RS, no contexto da aquisição da língua materna escrita e falada. Teve como objetivo resgatar a capacidade leitora e a produção textual dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, como sujeitos em formação, através da vivência compartilhada nos níveis escolar, familiar e social. Associados a este foco central, buscou-se por respostas aos ...
Este trabalho tem o propósito de expor experiências vivenciadas com alunos de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaira Hauschild, de São Leopoldo/RS, no contexto da aquisição da língua materna escrita e falada. Teve como objetivo resgatar a capacidade leitora e a produção textual dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, como sujeitos em formação, através da vivência compartilhada nos níveis escolar, familiar e social. Associados a este foco central, buscou-se por respostas aos questionamentos que inferiam a possibilidade de preenchimento das lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e de produção textual dos sujeitos, através do compartilhamento de situações vivenciais e da criação de espaços sociais de leitura e escrita. O tema mostra-se oportuno pela sua universalidade. Os contornos metodológicos do estudo tomaram proporções de pesquisa bibliográfica e experiência pedagógica qualitativa e descritiva, uma vez que, conforme Yin (2005), refere-se ao desenvolvimento de atividades com grupo único com sujeitos específicos, durante determinado período, retirando-se dos fatos ocorridos, resultados observáveis. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em autores como Ferreiro e Teberoski (1995) e Spiegel (2001), entre outros. A partir destes parâmetros, foi possível evidenciar o preenchimento de lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e produção textual dos sujeitos, através do oferecimento das situações compartilhadas de leitura e escrita. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License