Ensino fundamental de nove anos : um desafio para o sistema municipal de ensino
Fecha
2012Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo perceber como o município de Boa Vista do Cadeado – RS está desenvolvendo seu processo de implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos. A fim de comparar as realidades pesquisou-se também a implantação nos município de Cruz Alta e Ijuí. Para melhor entender esse processo realizou-se um estudo da legislação educacional desde a Constituição de 1988 até a lei que institui o Ensino Fundamental de Nove Anos. Muitos são os desafios nesse processo de implantaçã ...
O presente trabalho teve como objetivo perceber como o município de Boa Vista do Cadeado – RS está desenvolvendo seu processo de implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos. A fim de comparar as realidades pesquisou-se também a implantação nos município de Cruz Alta e Ijuí. Para melhor entender esse processo realizou-se um estudo da legislação educacional desde a Constituição de 1988 até a lei que institui o Ensino Fundamental de Nove Anos. Muitos são os desafios nesse processo de implantação de mais um ano de escolaridade. A inclusão de crianças com seis anos de idade no Ensino Fundamental traz inquietações aos educadores e gestores, pois toda a estrutura das instituições de ensino sofrerá modificações. O currículo, o tempo e o espaço escolar repensados devem adequar-se às necessidades da nova clientela. O grande desafio da inclusão das crianças com seis anos no Ensino Fundamental é garantir uma educação de qualidade através de vivências e construções de aprendizagem significativas. Um ensino que proporcione desenvolvimento físico, psicológico, intelectual, cognitivo, cultural e social dos sujeitos, sem deixar de vivenciar sua infância intensamente. A implementação dessa política educacional exige gestores preparados, pois constatase com a pesquisa que o processo deve acontecer baseado num planejamento adequado para que se construa uma educação de qualidade que promoverá o desenvolvimento do município, como está acontecendo em dois dos municípios pesquisados. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Colecciones
-
Ciencias Sociales Aplicadas (3537)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License