Ver e ser visto : reflexões de uma atriz e possibilidades pedagógicas
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Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho consiste na descrição das relações de visibilidade, de acordo com o quadro relacional, da teoria de jogos ópticos de Eric Landowski, e na relação destas com algumas experiências vivenciadas como atriz e professora de teatro, também aqui descritas, produzindo, a partir deste paralelo estabelecido entre teoria e prática, possibilidades pedagógicas para o exercício de ver e ser visto na sala de aula de teatro. Assim, através do compartilhamento de experiências, é realizada a reflexão ...
Este trabalho consiste na descrição das relações de visibilidade, de acordo com o quadro relacional, da teoria de jogos ópticos de Eric Landowski, e na relação destas com algumas experiências vivenciadas como atriz e professora de teatro, também aqui descritas, produzindo, a partir deste paralelo estabelecido entre teoria e prática, possibilidades pedagógicas para o exercício de ver e ser visto na sala de aula de teatro. Assim, através do compartilhamento de experiências, é realizada a reflexão sobre situações às quais a imagem é utilizada como via comunicativa no ofício de atriz, para que se aproxime da pedagogização desta prática, potencializando o uso da imagem como recurso pedagógico, não só expressivo, mas construtivo, a medida que os sujeitos-alunos tornam-se cientes do instrumento com o qual se comunicam (imagem). Este exercício reflexivo não esgota-se em uma resposta, mas sim dialoga sobre as tensões do tema, abre novos questionamentos e aponta ações pedagógicas. ...
Abstract
This work consists of the description of the visibility relations, in accordance with the relational picture, of the theory of optic games of Eric Landowski, and in the relation of these with some lived deeply experiences as actress and teacher of theater, also here described, producing, from this parallel established between practical theory and, pedagogical possibilities for the exercise to see and to be seen in the classroom of theater. Thus, through the sharing of experiences, is accomplish ...
This work consists of the description of the visibility relations, in accordance with the relational picture, of the theory of optic games of Eric Landowski, and in the relation of these with some lived deeply experiences as actress and teacher of theater, also here described, producing, from this parallel established between practical theory and, pedagogical possibilities for the exercise to see and to be seen in the classroom of theater. Thus, through the sharing of experiences, is accomplished the reflection on situations which the image is used as it saw communicative in the craft of actress, so that it comes close to the pedagogização of this practical, of the image as pedagogical resource, not only expressive, but constructive, the measure that the subject-pupils become cliente of the instrument with which communicates (image). This reflective exercise is not depleted in a response, but yes dialogues on the tensions of the subject, opens new questionings and points pedagogical actions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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