Ensino coletivo de flauta transversal : um estudo de caso nas oficinas culturais SESI-música
Fecha
2012Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
A presente pesquisa foi desenvolvida junto à turma coletiva de flauta transversal do projeto social “Oficinas Culturais SESI- música”, no bairro Morada do Vale I, em Gravataí-RS. Este trabalho teve como objetivo principal desvelar a importância do ensino coletivo de instrumento para o processo de aprendizagem musical dos jovens que participaram das oficinas. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes e através dos dados coletados foram apresentadas algumas vant ...
A presente pesquisa foi desenvolvida junto à turma coletiva de flauta transversal do projeto social “Oficinas Culturais SESI- música”, no bairro Morada do Vale I, em Gravataí-RS. Este trabalho teve como objetivo principal desvelar a importância do ensino coletivo de instrumento para o processo de aprendizagem musical dos jovens que participaram das oficinas. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes e através dos dados coletados foram apresentadas algumas vantagens e possibilidades deste método tanto para os alunos quanto para os professores. Foram também analisados os dados das observações das aulas realizadas durante os meses de agosto e setembro de 2012. Como resultado pode-se concluir que esta metodologia foi eficaz para esta turma de ensino coletivo, não apenas para a aprendizagem musical dos jovens, mas também para o desenvolvimento social dos mesmos. Outro aspecto a destacar está relacionado aos desafios e aprendizagens do professor diante de uma turma de ensino coletivo. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License