Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTorres, Maria Cecilia de Araujo Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorSantayana, Ritapt_BR
dc.date.accessioned2013-05-17T01:42:43Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71621pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa foi desenvolvida junto à turma coletiva de flauta transversal do projeto social “Oficinas Culturais SESI- música”, no bairro Morada do Vale I, em Gravataí-RS. Este trabalho teve como objetivo principal desvelar a importância do ensino coletivo de instrumento para o processo de aprendizagem musical dos jovens que participaram das oficinas. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes e através dos dados coletados foram apresentadas algumas vantagens e possibilidades deste método tanto para os alunos quanto para os professores. Foram também analisados os dados das observações das aulas realizadas durante os meses de agosto e setembro de 2012. Como resultado pode-se concluir que esta metodologia foi eficaz para esta turma de ensino coletivo, não apenas para a aprendizagem musical dos jovens, mas também para o desenvolvimento social dos mesmos. Outro aspecto a destacar está relacionado aos desafios e aprendizagens do professor diante de uma turma de ensino coletivo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectOficina culturalpt_BR
dc.subjectFlautapt_BR
dc.titleEnsino coletivo de flauta transversal : um estudo de caso nas oficinas culturais SESI-músicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000879614pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em pedagogia da artept_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples