A resiliência a serviço do gestor público : um breve panorama organizativo das relações interpessoais
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Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Esta monografia aborda a questão da capacidade de flexibilização do gestor público escolar onde em meio a tantos conflitos diários procura buscar força e energia para desenvolver em uma organização educativa as melhores formas de relacionamento interpessoal. Discute-se a questão da Resiliência (capacidade de flexibilizar-se frente às adversidades) na figura do gestor, buscando compreender o significado do termo e como este conceito está adequado a figura do administrador público. Percebe-se que ...
Esta monografia aborda a questão da capacidade de flexibilização do gestor público escolar onde em meio a tantos conflitos diários procura buscar força e energia para desenvolver em uma organização educativa as melhores formas de relacionamento interpessoal. Discute-se a questão da Resiliência (capacidade de flexibilizar-se frente às adversidades) na figura do gestor, buscando compreender o significado do termo e como este conceito está adequado a figura do administrador público. Percebe-se que a mesma não é um atributo da pessoa, mas pode ser consolidada na ação diária e que um gestor resiliente cresce quando existe um suporte afetivo emocional. O objetivo geral da pesquisa realizada constituiu-se em analisar as possibilidades sobre a capacidade do gestor público de frente ao caos e as crises enfrentadas flexibilizarem-se possibilitando uma reflexão sobre atitudes e comportamentos resilientes. A referida pesquisa baseou-se em leituras sistematizadas desenvolvidas em materiais acessíveis, com instrumental analítico para a concretização da mesma, sendo utilizado tanto fontes primárias como secundárias. ...
Abstract
This monograph boards the question about the public school manager’s capacity of becoming flexible where among so many daily conflicts pursues to look for strength and energy to develop in an educative organization the best ways of interpersonal relationship. It discusses the question about the Resilience (capacity of being flexible face to adversity) in the manager’s figure, looking for understanding the meaning of the term and how this concept is adequate to the public administrator’s figure. ...
This monograph boards the question about the public school manager’s capacity of becoming flexible where among so many daily conflicts pursues to look for strength and energy to develop in an educative organization the best ways of interpersonal relationship. It discusses the question about the Resilience (capacity of being flexible face to adversity) in the manager’s figure, looking for understanding the meaning of the term and how this concept is adequate to the public administrator’s figure. It was realized that the same is not an attribute of the person, but it can be consolidated at the daily action and that a resilient manager grows up when there is an emotional affective support. The general objective of the accomplished research constituted in analyzing the possibilities about the public manager facing the chaos and the faced crisis, to become flexible, making possible a reflection about resilient attitudes and behaviors. The referred research was based on systematized readings developed in accessible material, with analytical instrumental for making it concrete, being utilized as many primary sources as secondary ones. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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