A comunicação organizacional : um estudo de caso sobre a importância de comunicação interna na administração pública municipal
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente estudo aborda a comunicação interna de um departamento de contabilidade pública em um poder executivo municipal no litoral norte do Rio Grande do Sul. A ideia principal busca demonstrar que, a comunicação interna quando implantada como um sistema efetivo e integral pode viabilizar a eficiência e eficácia do plano administrativo e organizacional do Estado, que, por sua vez, produzir e ofertar serviços com mais agilidade e qualidade ao contribuinte. Sendo assim, este trabalho teve como ...
O presente estudo aborda a comunicação interna de um departamento de contabilidade pública em um poder executivo municipal no litoral norte do Rio Grande do Sul. A ideia principal busca demonstrar que, a comunicação interna quando implantada como um sistema efetivo e integral pode viabilizar a eficiência e eficácia do plano administrativo e organizacional do Estado, que, por sua vez, produzir e ofertar serviços com mais agilidade e qualidade ao contribuinte. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo Identificar as carências existentes atualmente na comunicação interna do departamento de contabilidade pública, sugerindo melhorias que propiciem uma maior interação e padronização comunicacional no setor. Além disso, buscou-se identificar e descrever fatores que influenciam na comunicação interna do departamento contábil público; levantar e descrever, carências, e barreiras da comunicação que interferem ou que dificultam a eficiência e a eficácia comunicacional do departamento; identificar as ações existentes e as potencialidades de comunicação interna do setor; e sugerir algumas ações que promovam a melhoria, a interação e a padronização das comunicações internas no departamento contábil. O método utilizado foi o de estudo de caso, recorrendo-se às técnicas de pesquisas do tipo: entrevista estruturada e entrevista semiestruturada, as quais foram interpretadas através da análise de conteúdo. Os principais resultados revelaram que, tanto no departamento contábil, como no poder executivo municipal, não há um sistema estratégico de comunicação organizacional. Os dados levantados apontaram no setor pesquisado a carência de conhecimento sobre os elementos da comunicação, e, como o contexto comunicacional da prefeitura interfere na comunicação dos indivíduos. ...
Abstract
The present study addresses the internal communication of a department of public accounting in a municipal executive power in the north coast of Rio Grande do Sul The main idea seeks to demonstrate that internal communication when deployed as an effective and comprehensive system can facilitate the efficiency and effectiveness of the administrative and organizational state, which, in turn, produce and offer services with more speed and quality to the taxpayer. Thus, this study aimed to identify ...
The present study addresses the internal communication of a department of public accounting in a municipal executive power in the north coast of Rio Grande do Sul The main idea seeks to demonstrate that internal communication when deployed as an effective and comprehensive system can facilitate the efficiency and effectiveness of the administrative and organizational state, which, in turn, produce and offer services with more speed and quality to the taxpayer. Thus, this study aimed to identify the deficiencies that currently exist in internal communication department of public accounting, suggesting improvements that provide greater interaction and communication standards in the industry. In addition, we sought to identify and describe factors that influence the internal communication of the accounting department public survey and describe, needs, and communication barriers that interfere with or hinder the efficiency and effectiveness of the communication department, identify existing and potential actions internal communications sector, and suggest some actions that promote the improvement, interaction and standardization of internal communications in the accounting department. The method used was the case study, resorting to the kind of research techniques: structured interviews and semistructured interviews, which were interpreted by content analysis. The main results revealed that both in the accounting department, as the municipal executive, there is a strategic system of organizational communication. The data collected showed the sector researched the lack of knowledge about the elements of communication, and communication as the context of city government interferes with the communication of individuals. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License