TV Brasil e redes sociais virtuais : o programa Estúdio Móvel no Facebook
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Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Trata da aplicação do Facebook por programa de televisão pública. Tem por objetivo geral compreender com que finalidade o programa Estúdio Móvel da TV Brasil utiliza a rede social virtual Facebook. Adota metodologia de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Baseia-se no método de estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação não participativa, a análise documental e a entrevista estruturada. Contextualiza a TV Pública brasileira. Discute as p ...
Trata da aplicação do Facebook por programa de televisão pública. Tem por objetivo geral compreender com que finalidade o programa Estúdio Móvel da TV Brasil utiliza a rede social virtual Facebook. Adota metodologia de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Baseia-se no método de estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação não participativa, a análise documental e a entrevista estruturada. Contextualiza a TV Pública brasileira. Discute as principais diferenças conceituais entre TV Comercial, TV Digital, Web TV e TV Social. Discorre sobre convergência das mídias, multimídia, hipermídia, transmídia e crossmídia, interação e interatividade e cultura participativa. Aborda as redes sociais, as comunidades virtuais e como se estabeleceram as redes sociais virtuais no âmbito da internet, tendo como foco o Facebook. Apresenta a TV Brasil, seu Núcleo Multimídia (NUMID) e o programa Estúdio Móvel. Conclui que os conteúdos compartilhados pelo Programa no Facebook abordam assuntos que vão além do que é exibido no Estúdio Móvel, promovendo ações colaborativas que dão ao Estúdio Móvel mais visibilidade, audiência e popularidade, aproximando-o de seu público-alvo, que passa a interagir e a participar mais diretamente, através de suas opiniões postadas naquele espaço de comunicação. ...
Abstract
This work analyzes the aplication of Facebook by television public programs. It aims at a general understanding of what is the purpose behind the use of the virtual social network Facebook by TV Brasil’s program Estúdio Móvel (which could be translated as Mobile Studio). It adopts an exploratory and descriptive methodology, with a qualitative approach, and is based on the case study method, using as data collection instrument the nonparticipatory observation, the documental analysis and the str ...
This work analyzes the aplication of Facebook by television public programs. It aims at a general understanding of what is the purpose behind the use of the virtual social network Facebook by TV Brasil’s program Estúdio Móvel (which could be translated as Mobile Studio). It adopts an exploratory and descriptive methodology, with a qualitative approach, and is based on the case study method, using as data collection instrument the nonparticipatory observation, the documental analysis and the structured interview. It contextualizes the Brazilian Public TV. The main conceptual differences between Commercial TV, Digital TV, Web TV and Social TV are discussed, as well as the concepts of media convergence, multimedia, hypermedia, crossmedia and transmedia, interaction and interactivity and participatory culture. It also discusses social networks, the virtual communities and how the virtual social networks were established within the Internet, focusing on Facebook. It presents TV Brasil, its Multimedia Center (called NUMID) and the program Estúdio Móvel. The conclusion is that the contents shared by the program on Facebook address issues that go beyond what is exhibited in Estúdio Móvel and promote collaborative actions, what gives Estúdio Móvel more visibility, audience and popularity, approaching it from its target audience, which starts to interact and participate more directly through its opinions posted in that space of communication. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6097)Comunicação e Informação (601)
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