A gestão pela qualidade total no poder judiciário : o indicador relações interpessoais e suas perspectivas
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Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho busca analisar a Gestão pela Qualidade Total no Poder Judiciário (PGQJ), especialmente o indicador Relações Interpessoais e suas perspectivas, a partir do referencial teórico oferecido com o estudo das principais características das Teorias Clássica, Burocrática e Comportamental. A problemática do estudo volta-se à investigação do papel do líder no processo de busca pela excelência nos serviços prestados pelo Poder Judiciário, partindo-se da análise do PGQJ e do aprimoramento das ...
Este trabalho busca analisar a Gestão pela Qualidade Total no Poder Judiciário (PGQJ), especialmente o indicador Relações Interpessoais e suas perspectivas, a partir do referencial teórico oferecido com o estudo das principais características das Teorias Clássica, Burocrática e Comportamental. A problemática do estudo volta-se à investigação do papel do líder no processo de busca pela excelência nos serviços prestados pelo Poder Judiciário, partindo-se da análise do PGQJ e do aprimoramento das relações interpessoais estabelecidas no ambiente de trabalho. Como objetivo geral, propõe-se a verificação do PGQJ, tendo como referencial o estudo bibliográfico realizado, dando-se ênfase ao estudo do papel do líder na organização. Com relação aos objetivos específicos, busca-se a caracterização do plano de gestão, relacionando os indicadores relativos às relações interpessoais; a análise da liderança à luz da pesquisa teórica, descrevendo-se o desempenho do indicador “relações interpessoais” na adesão ao PGQJ e a proposição de alternativas para o alcance do objetivo “utilização dos recursos humanos” do PGQJ, como forma de se alcançar a melhoria contínua dos serviços. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base essencialmente exploratória, que tem por propósito apresentar uma avaliação formativa, capaz de apontar algumas alternativas de melhorias, englobando o indicador relações interpessoais. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, servindo-se da literatura, documentos, entrevistas e observação participante. O principal resultado obtido com o presente estudo se verifica a partir da percepção dos entrevistados e da observação participante sobre a realidade nas unidades que aderiram PGQJ, permitindo o aporte de sugestões para a melhoria do plano. ...
Abstract
This paper aims at analyzing the Total Quality Management of Judiciary Administration (TQMJ), mainly the indicator of interpersonal relationships and its perspectives, by using the theoretical reference of the studies from the main characteristics of Classical, Bureaucracy and Behaviour Theories. The problematic issue of this study is concerned on investigating the leader’s role in the process of reaching the excellence in managed services by Judiciary Administration, through an analysis of TQM ...
This paper aims at analyzing the Total Quality Management of Judiciary Administration (TQMJ), mainly the indicator of interpersonal relationships and its perspectives, by using the theoretical reference of the studies from the main characteristics of Classical, Bureaucracy and Behaviour Theories. The problematic issue of this study is concerned on investigating the leader’s role in the process of reaching the excellence in managed services by Judiciary Administration, through an analysis of TQMJ and the upgrading of interpersonal relationships in working environment. The broad objective is to verify the TQMJ by having the bibliographical research done as the reference and by emphasizing the leader’s role in the organization. The specific objectives are finding a characterization of the management plan by relating the relative indicators to the interpersonal relationships; analyzing the leadership through the theoretical research by describing the performance of “interpersonal relationship” indicator in working with TQMJ and the proposition of alternatives to reach the objective “using the human resources” of TQMJ as a way to get a better and continuous improvement in the services. It is a qualitative research, on exploratory basis, and it has the purpose of presenting a formative evaluation that may point some alternatives to the improvement, comprehending the “interpersonal relationship” indicator. The research strategy was a case study, using bibliography about the topic, documents, interviews and participant observation. The main result obtained with this study comes from the interviewers’ perception and the participant observation about the reality of the workplaces that adhered to TQMJ, allowing the possibility of suggestions to improve the plan. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Administração Pública e Eficaz.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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