Medicalização de crianças : revisando dissertações de mestrado no banco de teses da CAPES
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Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho se propõe a apresentar a produção científica brasileira relativa ao fenômeno da medicalização de crianças, com base na revisão de dissertações de Mestrado disponibilizadas no Portal de Teses da CAPES sobre o tema no período 2007-2011. A medicalização refere-se à utilização de medicamentos em crianças com dificuldades de aprendizagem escolar e de relacionamento interpessoal, encaminhadas para atendimento com profissionais da saúde. Nesse sentido, foi realizada consulta à base de da ...
Este trabalho se propõe a apresentar a produção científica brasileira relativa ao fenômeno da medicalização de crianças, com base na revisão de dissertações de Mestrado disponibilizadas no Portal de Teses da CAPES sobre o tema no período 2007-2011. A medicalização refere-se à utilização de medicamentos em crianças com dificuldades de aprendizagem escolar e de relacionamento interpessoal, encaminhadas para atendimento com profissionais da saúde. Nesse sentido, foi realizada consulta à base de dados da CAPES para localizar as dissertações produzidas no período em questão, usando como descritores os termos medicalização e criança. Após as devidas exclusões, 15 resumos foram analisados em relação à instituição de realização, área de conhecimento, tipo de estudo (método), instrumentos empregados, público-alvo, principais resultados e conclusões e outras características. A Psicologia e a Saúde Coletiva/Pública destacaram-se como as áreas de maior número de estudos. A população-alvo da maior parte dos estudos foram as crianças, em particular em idade escolar. Predominaram estudos realizados entre 2009 e 2011, de caráter qualitativo e delineamento de estudo de caso, produzido em instituições públicas da região Sudeste, empregando instrumentos variados, com predomínio de entrevistas e análise de documentos. Dentre os principais resultados e conclusões, encontram-se questões como a medicalização do fracasso escolar, com a identificação de uma visão clínica individualizante dos profissionais, denotando uma falha na sua formação. Também se percebe a dificuldade de barrar e modificar essa prática, que é realizada com crianças em diferentes âmbitos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia, ênfase em Infância e Família.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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