Construção e aplicação de um material didático para inserção da Astronomia no ensino médio : uma proposta baseada nos referenciais curriculares do Rio Grande do Sul
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Data
2012Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Resumo
Um novo referencial curricular para o estado do Rio Grande do Sul foi estabelecido e passou a vigorar em março de 2010. Intitulado Lições do Rio Grande, tal referencial preserva os temas estruturantes das Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Nacionais (PCN+), mas sugere uma sequência para o desenvolvimento desses temas ao longo do Ensino Médio, na qual o tema Universo, Terra e vida é o primeiro a ser abordado no primeiro ano. As Lições do Rio Grande entendem que o domínio da l ...
Um novo referencial curricular para o estado do Rio Grande do Sul foi estabelecido e passou a vigorar em março de 2010. Intitulado Lições do Rio Grande, tal referencial preserva os temas estruturantes das Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Nacionais (PCN+), mas sugere uma sequência para o desenvolvimento desses temas ao longo do Ensino Médio, na qual o tema Universo, Terra e vida é o primeiro a ser abordado no primeiro ano. As Lições do Rio Grande entendem que o domínio da língua materna é fundamental para organizar cognitivamente a realidade, exercer a cidadania e comunicar-se com os outros. Dessa forma, propõem que a aprendizagem dos conteúdos de Física seja permeada por três eixos fundamentais: representação e comunicação, investigação e compreensão e contextualização sociocultural. As competências básicas - ler e escrever, e resolver problemas - devem ser desenvolvidas a partir desses eixos. Este trabalho tem como principais objetivos o desenvolvimento e a aplicação de um material didático para o ensino de Física no Ensino Médio que contemple as Lições do Rio Grande, que aborde o tema estruturante Universo, Terra e vida e que tenha como referencial metodológico o Ensino por Investigação - uma abordagem baseada em uma combinação de teorias construtivistas. No Ensino de Ciências por Investigação o estudante deve ser ativo em sua aprendizagem e o educador dever ser um guia ou facilitador que propõe problemas e auxilia os educandos na resolução dos mesmos. Para o desenvolvimento do material fez-se necessária uma revisão da literatura, onde buscamos atividades relacionadas ao Ensino de Astronomia que estivessem em consonância com o referencial adotado e permitissem o desenvolvimento das competências. A busca de tais atividades foi feita em revistas especializadas em ensino de Física e/ou de Astronomia (RBEF, CBEF e RELEA) e em grupos que divulgam propostas para o ensino de Astronomia (GTTP e GHOU). As atividades sofreram adaptações para se adequar ao tempo da aula e para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A aplicação do material foi feita em duas turmas regulares de 1° ano do Ensino Médio, em uma escola do campo, onde boa parte dos educandos são filhos de trabalhadores rurais. A aplicação teve início em março de 2010 e se estendeu até dezembro do mesmo ano. A estrutura das aulas permitiu que os educandos participassem das atividades de forma ativa, sendo a leitura e a escrita privilegiadas durante as aulas. O desenvolvimento dos conteúdos aconteceu a partir de questões propostas como “O universo é estático ou dinâmico?” e “Por que ocorrem as fases da Lua?”. Para responder aos questionamentos, os educandos fizeram leitura de textos, participaram de atividades coletivas, manusearam maquetes, confrontaram suas ideias e produziram pequenos textos. A avaliação da proposta foi feita a partir de relatórios confeccionados pela educadora e de pré-testes e pós-testes respondidos pelos educandos. Podemos concluir que a temática Universo, Terra e vida é motivadora e interessante para os estudantes, a grande maioria se sente à vontade para fazer questionamentos e expressar opiniões durante a aula. A comparação dos resultados entre pré e pós-testes mostrou uma perceptível evolução dos educandos em termos de conteúdo. Dentre alguns impasses, pudemos perceber que o desenvolvimento de competências demanda tempo e é complexo de ser avaliado. A quantidade de horas-aula semanais disponibilizadas para a disciplina de Física dificulta a abordagem de todo o conteúdo proposto pelos PCN+ e o desenvolvimento simultâneo de competências. ...
Abstract
A new curriculum framework for the state of Rio Grande do Sul was established and became effective in March 2010. Entitled Lições do Rio Grande (Lessons of Rio Grande), this framework preserves the structuring themes presented in the Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Nacionais - PCN+ (Brazilian Guidelines of National Education), and suggests that the subject Universo, Terra e vida, (Universe, Earth and life) is studied in the first semester. This document proposes that the ...
A new curriculum framework for the state of Rio Grande do Sul was established and became effective in March 2010. Entitled Lições do Rio Grande (Lessons of Rio Grande), this framework preserves the structuring themes presented in the Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Nacionais - PCN+ (Brazilian Guidelines of National Education), and suggests that the subject Universo, Terra e vida, (Universe, Earth and life) is studied in the first semester. This document proposes that the learning of Physics contents is divided in three main themes: representation and communication, research and understanding and sociocultural context. The basic skills - reading, writing and problem solving - must be developed from these three axes. The present work has as main objectives the development and application of a didactic material for the Physics discipline in the Secondary School that incorporates the Lições do Rio Grande, is based on the structuring theme Universo, Terra e vida and follows the Inquiry-Based Learning methodology. This methodology is based on a combination of construtivist theories. It argues that the students must be active in their learning and the teacher should be a guide or facilitator who proposes problems and assists students in solving them. For the development of the material was necessary to review the literature, searching for activities related to the Teaching of Astronomy which were in line with the benchmark adopted and were appropriated for the development of skills. The search was made in specialized journals (RBEF, CBEF and RELEA) and websites (GTTP and GHOU). The activities have been adapted to suit the class time and the development of reading and writing skills. The material developed was applied to two classes of regular 1st year of Secondary School, in a school located in the countryside, where most of the students are children of farm workers. The implementation began in March 2010 and lasted until December of that year. The structure of the classes allowed students to participate actively in the activities, which gave special emphasis to reading and writing. The development of the content was made from proposed questions such as "The universe is static or dynamic?", or "Why Moon phases occur?". To answer the questions, the students practiced text reading, participated in collective activities, handled models, confronted their ideas with each others and produced short texts. The evaluation of the proposal was made from reports prepared by the educator and pre-tests and post-tests answered by the students. We can conclude that the thematic Universo, Terra e vida was motivating and interesting for students, most of them felt comfortable to ask questions and to express their opinions in class. It was noticeable the evolution of the students when comparing the results of pretests and post-tests. Nevertheless, we realize that developing skills takes time and is complex to accomplish. The small number of class hours per week available for the Physics discipline makes it difficult to develop simultaneously all the contents and the skills proposed by the PCN+ . ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.
Coleções
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