O adoecimento no trabalho do ensino à distância : revelações de professores-tutores
dc.contributor.advisor | Oltramari, Andréa Poleto | pt_BR |
dc.contributor.author | Dillmann, Leila Sueli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-04-06T01:44:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/70052 | pt_BR |
dc.description.abstract | Há alguns anos tem-se percebido uma intensa expansão nas Instituições de ensino superior no Brasil. Estas organizações descobriram no ensino à distância uma forma para captar mais alunos, buscar lucratividade e assim manterem-se competitivos no mercado educacional. A presente pesquisa teve como objetivo investigar esta nova modalidade de ensino superior, bem como, os aspectos relacionados à mercantilização do ensino, as transformações no mundo do trabalho, o surgimento da nova nomenclatura para a figura do professor e as formas de adoecimento apresentados pelos professores no trabalho do ensino à distância. Para tal utilizou-se o método de pesquisa qualitativo-exploratória, com entrevistas semiestruturadas com professores-tutores de uma Instituição de ensino privada. Foram entrevistados nove professores-tutores, com idades entre 28 e 37 anos de idade, destes um entrevistado do sexo masculino e oito do sexo feminino. Os dados obtidos nas entrevistas foram ordenados e classificados a partir de categorias que foram se estabelecendo a partir da relação entre os dados e a literatura pertinente. Tais categorias foram chamadas de: não distinção entre tempo de trabalho e não trabalho; adoecimentos; o desejo de migração para outro emprego e a precarização da educação e do trabalho. Concluiu-se que a extensa e prolongada jornada de trabalho a que os professores-tutores vêm se submetendo tem provocado sofrimentos psíquicos e físicos. Muitos para dar conta desse sofrimento procuram outras atividades, no intuito de preservar a saúde mental. Contudo, estas tentativas os deixam mais cansados, já que a sobrecarga de trabalho é violenta. Observou-se ainda, que os modos de adoecer variam, alguns sentem que o adoecimento físico, enquanto outros, no entanto, sentem que o adoecimento mental, especialmente provocado pela auto-aceleração e controle da gestão, desgasta sua vida pessoal e profissional. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Doença | pt_BR |
dc.title | O adoecimento no trabalho do ensino à distância : revelações de professores-tutores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000875613 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Psicologia Organizacional | pt_BR |
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Ciências Sociais Aplicadas (3515)